Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O símbolo

A CRUZ DA TERRA SANTA

Cruz da Terra Santa, uma cruz de estilo grego em vermelho sobre um fundo branco, com outras quatros cruzes menores em cada quadrante, também conhecida como “A Cruz de Jerusalém”, o símbolo da Custódia da Terra Santa.

Origem e História

Não existe uma informação exata sobre a origem deste símbolo famoso. O sinal que muitos tem associado com o Reino fundado pelos cruzados em 1099, na verdade aparece em moedas, selos e bandeiras, os quais, nada tinham a ver com os cruzados. No entanto, com os cruzados a cruz tomou um significado político, juntamente com seu significado religioso e de identidade territorial.

É mais provável que a Cruz de Jerusalém tenha surgido da cruz grega, ladeada por pontos ao invés das pequenas cruzes, usada deste modo pela primeira comunidade cristã do oriente médio, durante o Império Romano há mil anos antes dos cruzados. De fato, muitos dos sinais encontrados em diferentes lugares na Terra Santa, são reminiscentes da Cruz de Jerusalém, incluindo alguns mosaicos onde a cruz é representada de forma idêntica à atual. Esta é a ligação que constitui as bases para a adoção deste símbolo pelos Franciscanos da Custódia da Terra Santa.

Significado

O sentido pelo qual a Custódia Franciscana a adotou, consiste na evocação da Paixão de Cristo e sua supremacia universal.
Para muitos, o número de cruzes (4 pequenas que ladeiam a maior), simboliza as cinco chagas de Cristo na cruz.
A cruz, que sempre foi um símbolo cósmico apontando para os quatro pontos cardeais e para o infinito, representa a presença
cósmica do Poder Divino.

Fonte: www.custodia.org
Tradução do Inglês: Frei Jean Ajluni, OFM