Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

As celebrações do Natal em Belém

28/12/2019

Uma Belém em festa acolheu com alegria o Administrador Apostólico do Patriarcado Latino, Mons. Frei Pierbattista Pizzaballa. Assim começa cada 24 de dezembro na cidade em que nasceu Jesus. As celebrações para a Vigília de Natal, como é tradição, são precedidas de sons de cantos e dos tambores dos escoteiros da Terra Santa, que esperam o Bispo para o ingresso solene na praça da Manjedoura. Após partir de Jerusalém, Mons. Pizzaballa seguiu, como em cada Natal, o mesmo percurso até a Basílica da Natividade. Assim, também neste ano, a primeira etapa foi o convento grego-ortodoxo de Mar (= Santo) Elias, onde encontrou o Pároco e o Prefeito de Beit Jala. Depois, outra parada foi diante da tumba de Raquel, onde apenas duas vezes por ano é permitido parar, é o momento da troca de saudações e votos do Bispo com o Pároco da igreja de Santa Catarina, de Belém, Fr. Rami Asakrieh, e o Prefeito de Beit Sahour. Mons. Frei Pierbattista Pizzaballa entrou, depois, em Belém, sendo acolhido pelo Prefeito, Anton Salman. Como prevê o Status Quo: diante da Basílica da Natividade, aguardam o Patriarca o Guardião da Fraternidade franciscana, atualmente Fr. Luís Enrique Segóvia Marín, e os representantes da comunidade grego-ortodoxa e armênia.

Com as Primeiras Vésperas, celebradas na igreja Santa Catarina, às 16h, entra-se na Vigília de Natal. A alimentar o clima de alegria em Belém havia milhares de peregrinos, vindos de todas as partes do mundo, desejavam unir-se às orações da tarde e esperavam pela Missa da meia-noite. Antes de descer de seus quartos a fim de entrar na igreja de Santa Catarina e participar da Missa do Galo, os Frades franciscanos da Custódia da Terra Santa se reuniram, como de costume no Natal, para a ceia do Administrador Apostólico do Patriarcado Latino e as autoridades civis. Presentes: o Presidente da Palestina, Mahmud ʿAbbas; o Primeiro Ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh, o Primeiro Ministro de Malta, Joseph Muscat, e o Representante de Sua Majestade o Rei Abdullah II, o Senhor Musa Bek Al Daud.

As celebrações da Vigília, em Belém, iniciaram à meia-noite, quando Mons. Frei Pierbattista Pizzaballa entoou o Gloria in Excelsis Deo, anunciando o Natal, enquanto os sinos tangiam festivamente. Na primeira fila dos bancos, as autoridades políticas locais e os Cônsules gerais da Espanha, Itália, França e Bélgica, quatro nações definidas como católicas.

«Podemos dizer que o Natal é o dia em que somos chamados a interrogar-nos, mais uma vez, sobre onde nos colocamos – disse na Homilia o Administrador Apostólico do Patriarcado latino – se formos pastores a caminho, à procura do Emanuel, Deus Conosco, em nossa vida e na do mundo ou, ao contrário, estamos fechados em nossos palácios?».

O Modelo a imitar em nossa vida quotidiana, segundo o Bispo administrador, deve ser aquele de Belém: humildade, pobreza e pequenez, mesmo que, frequentemente, isso nos seja pesado. «Isso acontece quando recusamos aceitar em nossa realidade a existência do outro, diferente de nós, seja ele hebreu, muçulmano ou cristão – continuou Mons. Pizzaballa -. Acontece quando nos cansamos de falar de paz e de não a construir, mas a consideramos uma utopia irrealizável». Nessa situação, a única coisa a fazer é olhar para a criancinha, levada simbolicamente em procissão à Gruta da Natividade, após a Missa. «Uma criança suscita ternura e sorriso, em toda pessoa, mesmo que tenha duro coração – afirmou Mons. Pizzaballa -. Aquele sorriso e aquela ternura são partes da glória com a qual os anjos envolveram os pastores. Que o Menino Jesus suscite em todos nós muita ternura e nos regale mais uma vez um sorriso. Mesmo que não resolva todos os nossos problemas, o Menino Jesus certamente nos fará felizes!».


Fonte: Custódia da Terra Santa

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course