Atendendo ao convite que o Santo Padre o Papa Francisco fez a todo o mundo, no último dia 6 de maio, o grupo dos postulantes, Frei João Francisco da Silva, que é guardião do Seminário Franciscano Frei Galvão, e Frei Roberto Ishara, do Santuário Frei Galvão, foram até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que representou o Brasil na jornada mundial de oração pelo fim da pandemia, para rezar o terço nessa intenção e também nas intenções dos jovens.
O terço teve a transmissão pelas principais redes sociais do Santuário Nacional e também contou com a cobertura dos principais meios de comunicação da Santa Sé para o mundo inteiro. A cada mistério gozoso foi refletida uma intenção específica pela juventude.
No primeiro mistério pediu-se por todas as vocacionadas e vocacionados que foram exortados a serem instrumentos de amor, acolhimento e a serem generosos com os mais necessitados através de seu sim. Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, exortou para que cada vocacionado(a) dê seu sim corajoso, seja o 5º Evangelho e pediu que o Espírito Santo possa gerar Jesus em cada um, cristificando a todos.
No segundo mistério fomos convidados a refletir sobre a ação dos jovens nas pastorais e movimentos como leigos, diáconos e presbíteros, no trabalho de suporte e auxílio aos que estão sofrendo com as consequências dos efeitos da pandemia.
No terceiro mistério foi a vez de refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelas juventudes durante a pandemia, em especial no que tange à falta de emprego, à defasagem na educação, à falta de suporte na saúde e prevenção da Covid-19, ao déficit habitacional e às diversas faltas de oportunidades e consequentemente dos sonhos interrompidos.
No quarto mistério foi proposta a reflexão sobre as famílias, especialmente as famílias formadas por casais jovens que, mesmo num contexto pandêmico, não deixaram de buscar a Deus e apresentar ao Senhor seus filhos, por intermédio do sacramento do batismo.
No quinto mistério as intenções foram direcionadas a todos os jovens que durante essa pandemia perderam entes queridos, como pais, avós, tios, amigos, entre tantos, e por todas as almas que foram ao encontro do Senhor para que tenham o repouso eterno.
Ao final da oração do terço, Dom Orlando Brandes rezou a oração do Papa Francisco para o fim da pandemia e para o mundo pós-pandêmico. Para todos que participaram, seja presencialmente ou mesmo virtualmente, foi um momento de profunda espiritualidade que renovou o nosso apelo a Deus para que acabe o quanto antes essa pandemia e que todos possam ser vacinados logo. Paz e Bem!
Samuel Cavalcanti do Amaral