Conforme afirma o evangelista Lucas, no tempo de Jesus, Nazaré era uma cidade insignificante. Situada no meio das montanhas da baixa Galiléia, a 157 Km de Jerusalém, tornou-se famosa pela presença da família de Jesus. Hoje a sua população soma cerca de 60.000 habitantes, incluindo a cidade alta (Nazarét). Aqui convivem pacificamente as três grandes religiões monoteístas da Terra. Os judeus vivem na parte alta, os árabes (muçulmanos e cristãos) povoam o vale. Sobrevivem do comércio e do serviço aos peregrinos e turistas.

2. Gruta da Anunciação

Até o ano de 1950, era difícil acreditar nas histórias que se contavam deste lugar, porque a arqueologia não deixava evidente os fatos que aqui aconteceram. Em 1950, o arqueólogo Frei Belarmino Bagatti, em uma expedição do Instituto Bíblico Franciscano de Jerusalém, encontrou, nas escavações, restos de cerâmica (lâmpadas de óleo, capitéis, vasos), guardados hoje no museu da Basílica. Encontrou, ainda, o quarto onde Maria recebeu a mensagem do Anjo Gabriel (atualmente a gruta). Foram encontradas várias inscrições em grafite nas pedras das paredes, dentre as quais a famosa Xaire Maria. Assim, foi possível reconstituir o mosaico das várias etapas da história, a partir da residência de Maria, que era uma sinagoga dos parentes de Jesus. Dentre esses parentes, vamos encontrar os cinco primeiros bispos da Palestina. Depois, no local, foi construída a basílica bizantina, a cruzada, a anterior e a atual. A basílica atual foi construída nos anos 60 deste século. Na parte superior da basílica podemos apreciar lindas decorações, feitas em azulejos, das várias aparições de Maria Santíssima em todo o mundo. Todo o complexo do santuário, convento, paróquia e adjacências pertencem aos frades franciscanos.

3. Igreja de São José

A Igreja foi construída sobre a marcenaria de São José. Na cripta, podem ser observados restos de batistérios em sete degraus, que confirmam a tradição sobre a visita e veneração deste lugar pelos primeiros judeu-cristãos da época, que aqui eram batizados. O santuário pertence aos franciscanos.

4. Fonte da Virgem

É uma fonte natural de água que se encontra no mosteiro grego-ortodoxo. Segundo os apócrifos, a virgem recebeu ali o primeiro anúncio do anjo Gabriel, e, amedrontada, correu para casa, onde se completou o diálogo sobre o projeto de Deus. Daí surgiu a Igreja de São Gabriel, da qual encontramos referências nos diários de peregrinos já no século XII. Este lugar pertence aos gregos ortodoxos desde 1787.

5. Caná da Galileia

Caná (Kefr Kanna) cresceu muito nos últimos anos, sobretudo pela paz que reina na cidade entre cristãos e muçulmanos. Possui cerca de 8.000 habitantes, dos quais 2.000 são cristãos. Na soma geral de cristãos em Israel e Palestina, é uma das maiores cidades “cristãs” da Terra Santa. Nesta cidade, segundo a tradição, se realizaram as bodas, com a presença de Cristo, seus discípulos e Maria (Jo 2). A cidade também é a pátria do profeta Jonas e de Natanael. De Natanael restou apenas uma igreja dedicada à sua memória. A atual Igreja franciscana das bodas foi construída em 1879 sobre a igreja dos bizantinos, mais tarde dos cruzados. Na cripta, vemos restos de vasos de cerâmica, mas não são autênticos. Naquela época eram usadas tinas de pedra. As tinas de pedra eram para que a água fosse purificada, em vez de vasos de argila. O santuário atual pertence aos franciscanos.