Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sexto Itinerário: Mar da Galileia

08/05/2012

DCIM100MEDIADJI_0016.JPG

1. Bem-aventuranças

Conforme afirma o evangelista Lucas, no tempo de Jesus, Nazaré era uma cidade insignificante. Situada no meio das montanhas da baixa Galiléia, a 157 Km de Jerusalém, tornou-se famosa pela presença da família de Jesus. Hoje a sua população soma cerca de 60.000 habitantes, incluindo a cidade alta (Nazarét). Aqui convivem pacificamente as três grandes religiões monoteístas da Terra. Os judeus vivem na parte alta, os árabes (muçulmanos e cristãos) povoam o vale. Sobrevivem do comércio e do serviço aos peregrinos e turistas.

2. Cafarnaum

Cafarnaum é uma cidade em ruínas. O lugar é muito importante porque traz à nossa memória os fatos bíblicos da casa de Pedro, onde Jesus estivera muitas vezes. Até o século passado era um lugar abandonado, com montes de pedras sobre o terreno. Os franciscanos adquiriram o terreno e começaram as escavações, sob a coordenação de Frei Virgílio Corbo. Encontraram restos de uma sinagoga, contemporânea de Jesus, onde posteriormente foi edificada uma outra. As pedras da entrada deste lugar, situadas à direita, possuem a estrela de Davi e a Arca da aliança esculpidas sobre elas. Nas ruínas da sinagoga pode-se localizar o matroneu, na parte de trás, onde poderia ser também uma sala da catequese sinagogal. Atrás da sinagoga (passava o Cardo Maximum da cidade romana. Do lado norte, pedras de moinhos de farinha e azeite. A hipótese levantada é que poderia ser um lugar de venda dos moinhos, escavados na pedra basáltica, típica da região. No lado oeste, mosaicos é uma pedra da estrada romana, provavelmente da Via maris, que indicava a quilometragem. Na parte sul, os restos das casas e, a Casa de Pedro, que Jesus visitava e onde fez milagres, como o da cura da sogra de Pedro. A Igreja atual está construída sobre os restos desta casa, que se transformou em Domus Ecclesia, no primeiro século, em forma octogonal. Depois, veio a época bizantina e a cruzada. A igreja atual é de 1986. Muitos peregrinos apelidam esta Igreja de Disco voador. Todo o complexo pertence aos franciscanos.

3. Tabga

Lugar lindo, com sete fontes de água salgada. Estas fontes já aparecem mencionadas no diário da peregrina Egéria, no quarto século. Toda a água destas fontes é desviada por um canal que contorna o lago. É a estância de férias dos frades da Custódia. O santuário atual, em memória do primado de Pedro, foi construído pelos franciscanos no ano de 1968 sobre as ruínas bizantinas. Na margem do lago, é possível avistar algumas pedras, que representam as pedras onde Jesus pisou, ao sair do lago, segundo a peregrina Egéria. Todo o complexo pertence aos franciscanos.

4. Multiplicação dos pães

O santuário atual é dos beneditinos, recordando todas as épocas históricas deste lugar. Nos mosaicos anteriores à época bizantina pode-se avistar a inscrição do Nilo, no meio de várias representações de aves e animais bíblicos. No centro da ápice, a representação dos cestos de pão e dos peixes, como memória do Evangelho. O santuário foi construído sobre estes mosaicos pré-bizantinos, bizantinos, e, depois, sobre a igreja cruzada.

5. Kibtuz

Os Kibutz (Kibutzim) foram fundados em 1909 pelos judeus russos e se baseiam em ideologias marxistas e cristãs.Os seus membros vivem a vida em comum, muito semelhante ao modo de viver dos franciscanos. O Kibutz tem um regulamento a ser observado ao pé da letra pelos seus membros. Os seus habitantes têm vinte dias de férias ao ano para visitar sua pátria ou familiares. As crianças vivem em forma de orfanato, educadas por pedagogos devidamente preparados neste modo de viver. Os seus membros são a-religiosos. Mas 10 pessoas ou mais reunidas podem formar uma comunidade sinagogal. Quanto ao trabalho, dedicam-se sobretudo à agricultura e à agropecuária. A alta produção de frutas, com a tecnologia ultra-moderna de Israel, é consumida dentro do país (turismo, restaurantes, hotéis, consumo comum) e também é exportada. Os seus membros, como voluntários, não recebem salários, mas vivem bem e desfrutam de todo o conforto favorecido dentro desta organização. Um exemplo típico de Kibutz, que pode ser visitado com visita teleguiada em português, é En Ghev, onde se pode saborear o gostoso peixe de São Pedro.

6. Mar da Galileia

Este mar, formado pelas águas das três nascentes do Rio Jordão, está situado a 210 m abaixo do nível do mar, tem 21 Km de comprimento por 11 Km de largura. Daqui é recolhida a maior parte da água que é distribuída a todo o Estado. Os peixes multiplicam-se em abundância, favorecendo a vida dos pescadores desta região. Este lago foi santificado por Jesus. Sabemos dos Evangelhos que, neste lago, Jesus caminhou sobre as águas, acalmou a tempestade e se deu a pesca milagrosa. Todas as palavras e discursos são pouco diante da beleza e maravilhas que sobre este lago se pode meditar ou contemplar.

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download