Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O encanto das Basílicas Papais e a peregrinação à Terra Santa

16/07/2023

O grupo de peregrinos do Brasil que acompanha o Comissário da Terra Santa, Frei Ivo Müller, juntamente com Frei Alan Leal de Mattos e Frei Cláudio Broca, despediu-se de Roma na sexta-feira e desembarcou na Terra Santa, onde pôde iniciar a peregrinação pelos lugares que Jesus pisou.

Segundo Frei Alan, a peregrinação pelos lugares sagrados da cidade de Roma e do Vaticano, ainda na quinta-feira, como sempre, deixou o peregrino sem palavras. “Primeiramente pela manhã nós fomos à Cidade do Vaticano, e visitamos a Basílica de São Pedro, uma Basílica realmente esplendorosa pelo tamanho, pela arquitetura, pela arte. Pudemos observar todos os detalhes dela, caminhar pelo seu interior, também pelos túmulos dos papas recém-canonizados: o Papa João XXIII, o Papa Paulo VI e o Papa João Paulo II”, contou Frei Alan.

“Também tivemos oportunidade de caminhar pelas tumbas dos santos padres todos, um por um, com muita calma e devoção. Pudemos perceber a história que está ligada a esta Basílica e à figura de São Pedro”, acrescentou o frade.

Em seguida, o grupo fez uma parada para o almoço e, à tarde, continuou a peregrinação. Desta vez, no caminho deles estava a Basílica de Santa Maria Maggiore, também popularmente conhecida por Santa Maria das Neves, dada a sua importância para a cidade de Roma devido ar um milagre de ter feito cair neve no verão na cidade. “Uma basílica também impressionanete por sua arquitetura, por sua relação com o povo de Roma, que sempre foi, em momentos cruciais da cidade, sobretudo em momentos de doenças de época, como recentemente a Covid-19, que assolaram a cidade de Roma e a humanidade, os papas recorriam à Mãe de Deus pela saúde do povo”, disse Frei Alan.

“Nesta basílica também está uma relíquia do presépio, guardada com muito carinho, que liga a figura de Maria Santíssima à figura do Menino que nasceu”, contou. “Em seguida fomos à Basílica de São João Latrão, também conhecida como a Catedral de Roma, Básílica esta onde está a cátedra do Bispo do Roma. Também tem uma arquitetura belíssima, similar à arquitetura de Santa Maria Maior, também uma igreja de muito carinho para nós, franciscanos, porque foi lá onde São Francisco pediu aprovação do modo de vida dos frades menores”. Segundo contou o frade, dentro dessa Basílica há estátuas dos doze Apóstolos e também alguns papas estão enterrados nesta Basílica, como Inocêncio III, quem foi quem deu a aprovação à Regra de Vida de Francisco, e Leão XIII, um papa de suma importância para a era moderna da Igreja.

“Também tivemos a oportunidade de passar por alguns lugares turísticos de Roma, como a Fontana de Trevi, o Coliseu e, sobretudo, o Pantheon. E à noite pudemos passear pela cidade, conhecendo a Piazza Navonna, onde fica a nossa Embaixada Brasileira e, sobretudo, as ruas de Roma para perceber a arquitetura da cidade histórica milenar.

No dia seguinte, na sexta-feira, “saímos de Roma e pegamos o voo em direção a Telavive. Chegando na capital israelense, pegamos um ônibus e viemos para Tiberíades, onde estamos hospedados e iniciamos a peregrinação pela Terra Santa”, completou Frei Alan.

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download xiomi firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download