Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dois dias intensos na Galileia de Jesus e seus seguidores

18/07/2023

O grupo de 34 peregrinos que viaja acompanhado pelo Comissário da Terra Santa, Frei Ivo Müller, Frei Alan Leal de Mattos e Frei Cláudio Broca continuam tendo momentos emocionantes na Terra Santa. O sábado e domingo foram dias intensos de peregrinação pelos lugares sagrados.

No sábado, no Santuário de Caná da Galileia, os peregrinos fizeram as renovações matrimoniais. “Foi um momento muito bonito que os casais ou pessoas casadas puderam fazer suas orações, rezando um pelo outro, para que assim possam  renovar o vinho da vida matrimonial”, disse Frei Ivo. A vila de Caná da Galileia, com oito mil habitantes, está a 10 km de Nazaré e é muita visitada por ser o local onde Jesus realizou o seu primeiro milagre em uma festa de casamento. Neste lugar mudou a água em vinho atendendo ao pedido de Maria, sua mãe. Assim manifestou sua glória divina e suscitou a fé de seus discípulos. Em Caná se recorda também a vocação do apóstolo Bartolomeu (Natanael), sobre o qual Jesus disse: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há falsidade”. Os franciscanos, há três séculos presentes em Caná em uma pequena propriedade, foram capazes de resgatar o santuário ano de 1879.

A 10 km de Nazaré está a vila de Caná da Galileia, o lugar onde Jesus realizou o seu primeiro milagre, em uma festa de casamento.

Segundo Frei Ivo, depois os peregrinos seguiram para o Santuário das Bem-aventuranças, onde participaram da Santa Missa, presidida pelo Pe. Pedro Carlos Daboit, da Arquidiocese de Florianópolis (SC). “Lá refletimos sobre como é viver hoje as bem-aventuranças, que são sempre um desafio. Devemos fazer uma experiência das bem-aventuranças nas nossas pequenas coisas, como uma mola que nos impulsiona para transformar a nossa caminhada existencial”, explicou Frei Ivo.

Os peregrinos, seguindo a tradição deixada pelos cristãos que viveram ininterruptamente em Cafarnaum desde os tempos de Jesus, afirmam ser Tabgha, a três quilômetros ao Sul de Cafarnaum, o palco de três eventos relatados nos Evangelhos: a multiplicação do pão e dos peixes, a aparição do Cristo Ressuscitado aos apóstolos e o sermão das Bem-aventuranças.

Os belos mosaicos no piso e no exterior da igreja das Beatitudes presentam justiça, fortaleza, temperança, prudência, fé, esperança e caridade. A igreja das Bem-aventuranças foi construída no formato octogonal, com uma cúpula escura, rodeada por um amplo pórtico. O interior é simples.

Um Monte muito especial na região da Galileia é o Monte das Bem-Aventuranças, localizado entre Cafernaum e Genesaré. O Santuário do Monte das Bem-Aventuranças foi finalizado em 1937. 

Como informa o frade comissário, o delicioso almoço teve como prato “Peixe de São Pedro”, no restaurante perto de Magdala, que é a pátria de Maria Magdalena.

Pouca gente sabe, mas a região onde Jesus cresceu, conhecida como Galileia, ou Baixa Galileia, era uma região muito desenvolvida para a época e sua economia girava em torno da exportação de cereais e azeites que suas terras férteis produziam e os pescados que vinham do Mar da Galileia, tão conhecido pelas textos do Novo Testamento.

E foi neste Mar que os peregrinos seguiram de barco, à tarde, até o centro dele, onde fez uma parada para que pudessem refletir sobre o significado daquele momento com a ajuda do “Guia do Peregrino”. “E assim conseguimos meditar um pouco, falar  das tempestades que acontecem na nossa caminhada existencial, dia a dia, mas confiantes que Jesus acalma essas tempestades”, contou Frei Ivo. Este mar fornece toda a água que é consumida no Estado de Israel, inclusive para irrigação.

Emir druso Fakhrad-Din, em 1631, permitiu aos franciscanos abrir uma Fraternidade sobre o Monte.

O grupo de peregrinos também conheceu o Santuário da Multiplicação do Pão e dos Peixes. “Os peregrinos passaram rapidamente pelo Santuário devido ao forte calor na cidade. Depois fomos ao Santuário do Primado e terminamos o dia visitando ainda Cafarnaum, o que eles chamam de ‘Cidade de Jesus’, já que Ele viveu a maior parte do tempo na casa de Pedro e ali foi formado a primeira igreja, a ‘Domus ecclesiae’ a partir da casa de Pedro, a partir da família, o que nós hoje chamamos de Igreja doméstica e  depois se tornou a grande comunidade dos seguidores do Ressuscitado”, explicou o frade. Cafarnaum guarda um patrimônio histórico onde sinagoga do século IV ainda conserva fundações do século I, ou seja, do tempo de Jesus.

E, à noite, o grupo participou de um momento muito especial na Basílica da Anunciação, em Nazaré. A oração mariana do terço intitulada “Fiaccolata”, que significa “procissão luminosa” e relembra a anunciação do anjo Gabriel a Maria. “Foi um dia bastante intenso, mas com muito proveito em tudo que pudemos visitar e realizar a experiência de Deus nos lugares sagrados”, avaliou Frei Ivo.

NAS ÁGUAS DO JORDÃO

“Logo cedo começamos fazendo a experiência no rio do Jordão, onde realizamos as promessas batismais. Foi um momento emocionante em contato com as águas do Jordão, em que pudemos fazer essa experiência de Deus”, disse o comissário.

A leste de Jericó encontra-se o lugar que faz memória do batismo recebido por Jesus pelas mãos de João Batista, no Rio Jordão. O lugar do batismo é indicado com o nome árabe de Qasr al-Yahud, rocha dos hebreus, provavelmente recordando a passagem do rio por parte dos israelitas, ao chegar na Terra Prometida (Js 3,14-17).

Foi em Nazaré que Maria e José viveram, onde Jesus passou boa parte da sua infância e onde teve início a sua vida pública. A Basílica da Anunciação é o local onde o anjo anunciou a Maria que ela seria a Mãe do Salvador.

Em Nazaré, o grupo conheceu também o Santuário de São Gabriel, que é a fonte da Virgem. É um Santuário grego-ortodoxo e, apesar de estar acontecendo uma celebração, os peregrinos conseguiram visitar a igreja se dividindo em grupos de dez pessoas.

De volta à grande Basílica da Anunciação, os peregrinos passaram dentro da Basílica e depois participaram da Missa, às 11 horas, presidida por Frei Alan, e fizeram a experiência na marcenaria de São José Operário, na casa da Sagrada Família. A tradição cristã indica que em Nazaré, além da basílica da Anunciação, está a igreja de São José. Este santuário também é chamado “da Nutrição” porque Jesus ali foi criado até a idade adulta, aprendendo a profissão de seu pai adotivo. “Depois disso ainda pudemos participar da Oração do Angelus, que é uma procissão feita na frente do quartinho de Maria, onde ela recebeu o anúncio do anjo que ela seria Mãe do Salvador”, acrescentou Frei Ivo.

“Aí almoçamos na Casa Nova, um almoço muito gostoso por sinal, e na parte da tarde fizemos a experiência de Deus no Monte Tabor, a experiência da transfiguração. Depois de uma rápida visita ao Santuário nos foi ofertado uma tenda onde pudemos ler o texto sagrado relacionado à transfiguração e pudemos fazer uma partilha da palavra, colocando em comum um pouco das nossas impressões e experiências de transfiguração que acontecem na nossa vida”, explicou Frei Ivo.

Monte Tabor: “Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte para rezar. Enquanto rezava, o aspecto de seu rosto mudou, sua roupa se tornou de uma brancura fulgurante”.

O monte Tabor, claramente distinto das outras elevações da Galileia, eleva-se a 450m sobre a planície Jezrael ou a 588m acima do nível do mar. O monte encontra-se a leste de Nazaré, 8km em linha reta, mas por estrada é bem mais do que essa extensão.

Segundo o frade, foi um “dos melhores domingos do ano” e ainda à noite, o grupo pôde, depois no jantar no Hotel Casa Nova, conhecer um pouco da cidade de Tiberíades à noite. É uma cidade no norte de Israel e conta com cerca de 40 mil habitantes. Está situada às margens do mar da Galileia e é local de férias dos judeus e de peregrinos do mundo inteiro.


Frei Alan Leal de Mattos

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
online free course
download lenevo firmware
Free Download WordPress Themes
udemy course download free

Conteúdo Relacionado