Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa da Exaltação da Santa Cruz, lugar da salvação para a humanidade

15/09/2021

                                                                                  Imagem de Nadim Asfour, da Custódia da Terra Santa

Na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, os paramentos vermelhos, usados pelos Frades franciscanos, levaram os fiéis à recordação do sangue da paixão de Cristo, morto na cruz para a redenção do mundo. Terça-feira, dia 14 de setembro, foi celebrada, na verdade, a solenidade da Exaltação da Santa Cruz na capela do Calvário, com Santa Missa, presidida pelo Vigário da Custódia da Terra Santa, Frei Dobromir Jasztal.

Essa celebração, no Oriente, está ligada à Dedicação da Basílica do Santo Sepulcro de Jerusalém. O achado de alguns restos da cruz de Cristo, no IV século, o edito de Constantino e a consequente decisão de construir uma Basílica naquele lugar marcaram o início do culto público dos cristãos, no mundo e na Terra Santa. Além da Liturgia da adoração da cruz na Sexta-Feira santa, a Exaltação da Cruz é a mais importante solenidade dedicada à cruz de Jesus, que se celebra ainda hoje em todo o mundo, enquanto que em Jerusalém também se manteve a tradição de comemorar o encontro da Santa Cruz por parte de Santa Helena (07 de maio).

“Aqui, diante da Cruz de Jesus, se instaura a comunicação entre o céu e a terra, entre Deus, que salva, e o homem, carente de salvação, – disse, na homilia, Frei Dobromir Jasztal. Aqui, sobre o Calvário e, em todo e qualquer outro lugar do mundo, onde se fixa o olhar sobre a Cruz, percebe-se, apenas e sobretudo, o silêncio eloquente do Crucificado. E é exatamente seu silêncio que, desde sempre, ofereceu consolação ao aflito, uma esperança a quem via cair o mundo sobre si, uma palavra de amor a quem se sentia abandonado por todos, uma indicação aos que estavam em dúvida, uma força a quem estava sendo tentado, uma fagulha de confiança a quem estava inseguro, um companheiro de viagem na hora da morte”.

O Vigário da Custódia da Terra Santa falou da necessidade de não permanecer indiferente diante desse silêncio de Jesus, mas de procurar, ao invés, pôr-nos todos em discussão, a fim de renascer na fé e na vida cristã. Para fazer isso, porém, é indispensável reconhecer Jesus, que reina a partir da cruz, como nosso Rei. “Reconhecer o Crucificado como meu Rei significa tornar-se discípulo dele, mudar de vida e pôr em prática as palavras do Mestre – afirmou Frei Jasztal -. Andar com Ele e confiar-se totalmente à sua direção. Assumir nova orientação de existência e um renovado comportamento exterior, que muda totalmente nossa relação com o próximo e com o mudo”.

Na capela latina da crucificação, sobre o Calvário, ainda hoje, os mosaicos narram o sacrifício de Cristo: a figura de Jesus, pregado na cruz, recorda aquela de Isaac, ligado sobre o Monte Moriá, como aparece no mosaico do lado direito. Também a obediência de Abraão, pronto a sacrificar o próprio filho, é prefigurada pela obediência de Jesus, que abraçou a cruz para a salvação do mundo.

Ao encerrar a celebração, a relíquia da Santa Cruz foi levada em procissão, do Calvário até a capela de Santa Madalena. Os Frades franciscanos, então, entoaram o hino Vexilla Regis, antigo hino à cruz, a fim de acompanhar esse momento solene e homenagear a fonte da salvação para quem crê em Jesus.


Fonte: Custódia da Terra Santa (texto de Beatrice Guarrera e fotos de Nadim Asfour)

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course