Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comunidade do Bingen comemora 600 anos de instituição dos Comissariados da Terra Santa

15/02/2021

                                                                                                                                                      Imagens: Comissariado

Na celebração do dia 14 de fevereiro do corrente ano, a comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, Capela, Bingen, Petrópolis, comemorou os 600 anos da instituição dos Comissariados da Terra Santa. A missa foi presidida pelo Frei Ivo, Comissário da Terra Santa, com a participação de cerca de 50 fiéis da comunidade. Depois da homilia, o Comissário explicou a Cruz da Terra Santa, historiando um pouco da trajetória dos franciscanos aos cuidados dos Lugares Sagrados. Frei Ivo mencionou que os Comissariados da Terra Santa foram instituídos no dia 14 de fevereiro de 1421, pelo Papa Martinho V, com a bula “His quae pro ecclesiasticarum”.

Nesta data, nasceram os Comissariados, presentes na maioria das nações que têm franciscanos em sua missão evangelizadora. Os Comissários são uma espécie de “embaixadores” da Custódia da Terra Santa. No momento, são 67 frades a serviço da Terra Santa, presentes em 57 nações. Aqui no Brasil, por ser uma nação de grande extensão territorial e populacional, são instituídos seis comissariados. Frei Ivo é responsável pelo Comissariado da Província, presente e atuante nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

De acordo com Frei Marcelo, coordenador dos Comissários da Custódia da Terra Santa, “a principal tarefa dos comissários é fazer com que a terra Santa seja conhecida, promovendo o conhecimento dos Lugares Santos nas suas dioceses, nos seus territórios de ação, nos seus países. Depois, eles têm que promover as doações. Os comissários nasceram para promover a ajuda que mantém os Lugares Santos e as obras sociais da Custódia da Terra Santa, que são muitas, especialmente na área da educação e assistência social. Este pedido de ajuda continua sendo muito atual, especialmente neste momento de crise.”( https://cmc-terrasanta.org/pt/media/terra-santa-news/21991/600%C2%BA-anivers%C3%A1rio-da-institui

No final da celebração, Frei Ivo solicitou a permissão da comunidade para fazer algumas fotos, junto aos fiéis, desde que respeitado o protocolo da Covid’19, a serem enviadas à Terra Santa, como gesto concreto de nossa solidariedade com os cristãos que vivem na Terra Santa. Também enfatizou que a Coleta a favor dos Lugares, seria feita na Santa-feira Santa, para que mais uma vez nos sentíssemos parte integrante da comunidade de cristãos que lá vive e que tanto necessita de nossa contribuição.


Frei Ivo Müller, OFM
(Comissário)

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy course