Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Exposição com imagens dos lugares Santos peregrina por Líbano, Síria e Iraque

27/07/2021

                                                                                                                                     Imagens: Custódia Terra Santa

Desde quinta-feira, 22 de julho, até setembro, diferentes lugares do Oriente Médio acolherão uma exposição ilustrativa temporária sobre a História e o Trabalho da Custódia da Terra Santa, tendo como foco seus santuários. A mostra, intitulada “A terra amada por Jesus”, será visível em diferentes lugares da Síria, Líbano e Iraque, possibilitando aos cristãos locais descobrir os Lugares Santos através de numerosas fotos do Arquivo da Custódia da Terra Santa.

“Essa exposição é resposta ao desejo dos cristãos do mundo oriental, que sonham poder visitar a terra de Jesus, mas, por motivos políticos, não podem”, diz o iraquiano Frei Noor Tamas, idealizadorda exposição.”Muitas pessoas não têm a possibilidade de procurar on-line informações sobre os Lugares Santos, por isso nossa tarefa é procurar levar-lhes, ao lugar em que moram, um pouco da Terra Santa: desta vez, escolhemos fazê-lo por meio de imagens”. Apoiados por textos criados em colaboração com o Freis George e Johnny Jallouf, a criação da mostra fotográfica partiu da leitura de diferentes livros guias e fontes em outras línguas e, depois, traduzidas ao idioma árabe. “Confiamo-nos a guias já existentes, para depois buscar sintetizá-lo em nossa língua. Nossa ideia, porém, é a de propor à nossa gente algo que possa ser assimilado materialmente e não apenas de compreendê-la intelectualmente”. Após ter definido a estrutura, foram escolhidas as fotografias entre as do arquivo atual da Custódia da Terra Santa, complementadas pelas as fotos de Nadim Asfour, Marie-Armelle Beaulieu, Giovanni Malaspina e Neva Gasparo, mas também se recorreu a arquivos pessoais e paroquiais de diversos frades de Jerusalém, Síria e Líbano.

Nascida como pequeno projeto de coleção fotográfica dos Lugares mais santos do Cristianismo, a mostra foi enriquecida, graças ao apoio e ao interesse do Terra Sancta Museum e da Associação Pro Terra Sancta, tornando-se tanto uma narração da vida dos Franciscanos como um instrumento para anunciar a Boa Nova. “Após ter iniciado o trabalho, pensamos fazer um trabalho mais completo. Por isso, nos primeiros painéis estão sintetizadas a História da Custódia, a História da Ordem e mesmo a de São Francisco, mas também o trabalho incansável dos Frades na Síria, Líbano e Jordânia”, continua Frei Noor. “Narramos nossa vida, pois torna-se também ocasião de anúncio a todo aquele que possa ouvir a chamada para colocar-se nos passos de São Francisco e viver nosso carisma missionário”.

Depois da seleção histórica, a exibição concentra-se sobre diversos santuários confiados pela Igreja católica aos cuidados dos franciscanos, propostos em ordem cronológica, seguindo os eventos mais importantes da vida de Jesus, da Anunciação à Ressurreição, passando pela Visitação, o Nascimento, o início da obra de Jesus e sua vida quotidiana na Galileia. “Depois dos santuários, coração da exposição, os últimos quatro painéis oferecem uma panorâmica sobre o serviço da Custódia”, declara Frei Noor. “O primeiro painel focaliza o serviço franciscano nas Paróquias no Líbano; o segundo painel mostra o santuário de São Paulo na Síria e as outras Paróquias; o terceiro painel se concentra sobre o Memorial de Moisés sobre o Monte Nebo, na Jordânia. O painel final fornece dados numéricos sobre o serviço da Custódia da Terra Santa, a saber, o número de Frades, o número de casas reconstruídas nos diferentes países em que a Custódia opera, informações sobre bolsas de estudo, estudantes, casas de acolhida, Paróquias, etecetera”.

“Nessa viagem não estarei sozinho” continua Frei Noor. “Para possibilitar também aos cristãos do Líbano, Síria e Iraque fazer uma experiência material da Terra Santa, acompanha-me uma relíquia da Santa Cruz, que será venerada em diferentes lugares, entre as quais: Qaraqosh, no Kurdiscão iraquiano e em Bagdá”.


Giovanni Malaspina, do site da Custódia da Terra Santa

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
udemy course download free