Imagem: Vatican Media

A nomeação foi notificada neste sábado, 25 de outubro, véspera da Festa de Nossa Senhora Rainha da Palestina, pela sala de Imprensa do Vaticano.

Dom Pierbattista Pizzaballa nasceu no dia 21 de abril de 1965 na cidade de Cologno al Serio em Bérgamo, Itália.  Entrou no seminário menor franciscano de Bolonha em setembro de 1976. Ingressou no noviciado em La Verna em 5 de setembro de 1984. Ali emitiu os primeiros votos a 7 de setembro de 1985 e os votos perpétuos a 4 de outubro de 1989 em Bolonha. Licenciou-se em teologia na Pontifícia Universidade Antonianum. Foi ordenado diácono em 27 de janeiro de 1990 e ordenado presbítero em 15 de setembro de 1990, na Catedral de Bolonha pelo Cardeal Giacomo Biffi.

Obteve o diploma de estudos clássicos no Seminário Arquiepiscopal de Ferrara. Ele estudou teologia bíblica no Studium Biblicum Franciscanum em Jerusalém em 1993. Ele estudou as línguas hebraica e semítica na Universidade Hebraica  de Jerusalém e depois ensinou hebraico bíblico na Faculdade Franciscana de Ciências Bíblicas e Arqueologia em Jerusalém. Fala além do italiano e hebraico, inglês e árabe.

Em 2 julho de 1999 iniciou seus serviços junto à Custódia da Terra Santa. Trabalhou com o cuidado pastoral dos fiéis católicos de expressão judaica e por isso foi nomeado Vigário Patriarcal no período de 2005 a 2008.

Foi eleito pelo Definitório Geral  da Ordem dos Frades Menores Custódio da Terra Santa em maio de 2004. Exerceu esse cargo até 2016. No dia 24 de junho de 2016, o Santo Padre Francisco nomeou-o Arcebispo Titular de Verbe e Administrador Apostólico, sede vacante da Diocese Patriarcal de Jerusalém dos Latinos. Em 10 de setembro foi consagrado Bispo na Catedral de Bergamo pelo Cardeal Leonardo Sandri. Hoje é também membro da Congregação para as Igrejas Orientais.

O Patriarcado Latino de Jerusalém

O Patriarcado Latino de Jerusalém tem jurisdição sobre a Palestina, Israel, Jordânia e Chipre e está sujeito a Sé Apostólica de Roma. O título de Patriarca Latino de Jerusalém é uma dignidade atribuída ao Arcebispo Latino de Jerusalém. Atualmente é o único arcebispo latino com a dignidade de Patriarca e juntamente com o Patriarca das Índias Orientais são os únicos a receberam a dignidade eclesiástica de Patriarca fora da Europa. A sede do Patriarcado de Jerusalém é na Basílica do Santo Sepulcro.