Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa: a comunicação deve ajudar a construir fraternidade

18/01/2022

                                                                                                                                                                                                    Imagem: Vatican Media

Os comunicadores da Custódia da Terra Santa foram recebidos em audiência pelo Papa Francisco nesta segunda-feira (17/01). O encontro foi realizado por ocasião do centenário da fundação da revista Terra Santa. Francisco iniciou seu discurso saudando o padre frei Francesco Patton o Custódio da Terra Santa e recordando a importância da comunicação na Terra Santa: “Fazer com que a Terra Santa seja conhecida significa transmitir o ‘Quinto Evangelho’, ou seja, o ambiente histórico e geográfico no qual a Palavra de Deus foi revelada e depois feita carne em Jesus de Nazaré, para nós e para nossa salvação”. “Significa também – continuou – conhecer as pessoas que ali vivem hoje, a vida dos cristãos das diversas Igrejas e denominações, mas também a dos judeus e muçulmanos, para tentar construir, num contexto complexo e difícil como o do Oriente Médio, uma sociedade fraterna”. E encorajou os presentes afirmando:

“A comunicação, em uma época de redes sociais, deve ajudar a construir comunidade, melhor ainda, fraternidade. Eu os encorajo a contar sobre a fraternidade que é possível”.

A presença na comunicação
Valorizando o trabalho dos comunicadores continuou: “Agradeço-lhes porque, para contar o que se passa na Terra Santa, vocês fazem um esforço para encontrar pessoas onde e como elas estão”. De fato, “vocês não se limitam aos territórios mais tranquilos, mas visitam também as realidades mais difíceis e sofredoras, como Síria, Líbano, Palestina e Gaza”, recordando em seguida a importância do local de onde enviam notícias: “Vocês vivem e trabalham no mesmo lugar onde a Palavra de Deus, sua mensagem de salvação, se fez carne e se tornou ‘encontrável’ em Jesus Cristo, não só em suas palavras, mas nos seus olhos, na sua voz, nos seus gestos”. “A atração de Jesus”, continuou o Pontífice, “dependia da verdade da sua pregação, mas a eficácia do que ele dizia era inseparável de seu olhar, de suas atitudes e até mesmo de seus silêncios”.

“A palavra só é eficaz se for ‘vista’, só se envolver você em uma experiência, em um diálogo”

Quinto Evangelho
“Queridos comunicadores da Custódia da Terra Santa – disse ainda o Papa – vocês são chamados a dar a conhecer o que o Sínodo sobre a Palavra de Deus (2008) e depois o Papa Bento XVI chamaram de “o Quinto Evangelho”, ou seja, aquela Terra onde a história e a geografia da salvação se encontram e permitem uma nova leitura do texto bíblico, especialmente dos textos evangélicos”.

REVISTA TERRA SANTA

Composta por cerca de cinquenta pessoas e dirigida pelo Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton, que veio de Jerusalém para a ocasião, a delegação tem perfil internacional. A delegação é tão internacional quanto a presença dos franciscanos que se instalaram na Terra Santa e durante oito séculos cuidam dos santuários, acompanham os peregrinos, dedicam-se aos estudos bíblicos e arqueológicos.

Fundada em 1921 na cidade de Jerusalém, a revista Terra Santa é uma publicação bimestral colorida, com edições italiana, francesa, inglesa, portuguesa, espanhola e árabe. Nasceu com a missão de narrar as “maravilhas da Terra Santa” e o empenho dos frades menores nos diversos campos das suas atividades, incluindo a salvaguarda das comunidades cristãs nos países onde a Custódia está presente: Israel, Palestina, Jordânia, Líbano, Síria, Egito, Chipre e algumas ilhas da Grécia.

A revista conta com as contribuições de especialistas – muitos deles franciscanos –, e é proposta como ferramenta de conhecimento e estudo aprofundado da complexa realidade da Terra Santa, abordando questões religiosas, culturais, bíblicas, arqueológicas e ecumênicas.

Somente a edição italiana da Terra Santa, conta com cerca de sete mil cópias por edição. A primeira edição de 2022 é um número especial, com 114 páginas inteiramente dedicada ao tema de viagens e peregrinações. Ambos são temas de uma dimensão fundamental para cristãos e para aqueles que querem se aproximar dos lugares santos.

A edição italiana da Terra Santa é publicada em Milão, onde está sediada a Fundação Terra Santa, que acolhe o legado secular da Imprensa Franciscana de Jerusalém. A marca pertence à TS Edizioni. A editora também publica livros sobre temas históricos, religiosos, arqueológicos e sociopolíticos.

O trabalho cultural de informação e divulgação a serviço da Custódia é realizado em colaboração com os Comissariados da Terra Santa que, em muitos países do mundo, partilham da missão de conhecer, amar e apoiar os lugares santos.

Além da Terra Santa, também fazem parte da fundação as publicações jornalísticas Eco di Terrasanta e terrasanta.net. A fundação cuida do setor de comunicação multimídia por meio de sites na internet e redes sociais, promove exposições e a organização de eventos culturais dedicados à Terra Santa, em particular em Milão e Bolonha, no complexo da Basílica de Santo Estevão.


Fonte: Vatican News (texto de Jane Nogara)

Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
lynda course free download
download mobile firmware
Download WordPress Themes
lynda course free download

Conteúdo Relacionado