Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Custódia da Terra Santa em Capítulo até o dia 15 de julho

08/07/2022

                                                                                                                               Reprodução  do site da Custódia da Terra Santa

De 4 a 15 de julho, os Frades Menores da Custódia da Terra Santa estarão reunidos em Jerusalém para o Capítulo Custodial sobre o tema: “Disse Jesus: Não tenhais medo, somente tende fé” (Mc 5,36).

O primeiro dia foi de retiro no Convento de São Salvador.

Participam do Capítulo 43 frades de Israel e Palestina, Jordânia e Líbano, Egito, Chipre e Rodes, Estados Unidos, Argentina e Itália. As jornadas são marcadas pelo trabalho, intercaladas com celebrações e momentos de convivência fraterna.

Fr. JULIO CÉSAR BUNADER, ofm
Presidente do Capítulo Custodial
“A Custódia é uma realidade internacional, intercultural. A realidade de todos os frades da Custódia apresenta-se com um rosto diversificado, entre muitas realidades diferentes. Encontrar-se no Capítulo é muito mais significativo para nós no sentido da responsabilidade e da co-responsabilidade fraterna para levar adiante uma missão. A missão antes de tudo é ser Frades Menores, encontrar-se juntos para fazer o discernimento e relançar a nossa realidade”.

Fr. FRANCESCO PATTON, ofm
Custódio da Terra Santa
“Para nós, o Capítulo é – para dizer em uma palavra usual hoje – uma experiência de sinodalidade e é o encontro periódico dos frades – a cada três anos – para verificar juntos como está andando a nossa vida como Frades Menores na Custódia da Terra Santa e depois também discernir e decidir algumas diretrizes que precisamos para os próximos três anos. As diretrizes de um capítulo são sempre a escuta mútua, que deve ser sempre iluminada pela Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo e pelo desejo de atualizar continuamente o nosso carisma, a regra, a forma de vida que São Francisco nos deixou, que é viver segundo o Evangelho. Quando esses elementos estão presentes podemos enfrentar as situações, os problemas, os desafios que temos pela frente, para o presente e para o futuro”.

Fr. NARCYZ KLIMAS, ofm
Prof. História da Igreja e da Custódia da Terra Santa
“Os primeiros Capítulos da Custódia foram em Trípoli, no Líbano, de 1241 a 1255, quando ainda existia a Província da Terra Santa, a chamada Província do Oriente Médio. Depois disso não encontramos nenhum testemunho”.

Fr. NARCYZ KLIMAS, ofm
Prof. História da Igreja e da Custódia da Terra Santa
“O primeiro e verdadeiro ato custodial – ou capítulo da custódia – foi organizado em 1968. Aqui na crônica da Custódia temos esta anotação muito importante: Crônica do Capítulo Custodial de 19 de agosto a 10 de setembro de 1968. Este é o primeiro Capítulo da Custódia no sentido pleno da palavra, porque, além dos membros do discretório, também participaram os padres guardiães e os representantes eleitos pelos frades da Santa Custódia. Portanto, aqui temos um Capítulo prescrito e convocado como é hoje”.

Os primeiros franciscanos desembarcaram na Terra Santa em 1217. Desde então, sempre aceitaram os desafios dos tempos para poder transmitir a Graça dos Lugares Santos, compartilhando suas vidas com a comunidade cristã local.


Fonte: site Custódia da Terra Santa

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
online free course
download micromax firmware
Download WordPress Themes
udemy paid course free download