Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Gruta do Leite de Belém: um dos santuários marianos mais visitados da Terra Santa

11/05/2023


A Gruta do Leite em Belém, juntamente com a Basílica da Anunciação em Nazaré e o Santuário da Visitação em Ain Karem, é um dos santuários marianos mais visitados da Terra Santa. Não há peregrino que, depois de visitar e rezar na Gruta da Natividade, não caminhe pela pequena estrada que começa na praça central de Belém e continua ao longo do lado sul da Basílica para parar nesse local, guardado pelos frades franciscanos da Custódia da Terra Santa e bem conhecido desde o século IV.

A importância da Gruta, na devoção cristã, está ligada à história do Evangelho de Mateus (Mt 2,13), quando um anjo apareceu a José em um sonho para incentivá-lo a fugir para o Egito a fim de escapar da ferocidade do rei Herodes. De acordo com uma tradição muito antiga, esse é um dos lugares onde Maria parou para cuidar do bebê, descansar e amamentá-lo: algumas gotas de leite – que caíram no chão enquanto Nossa Senhora amamentava Jesus – mudaram a cor da rocha de rosa para branco.

A rocha era associada a propriedades curativas, principalmente para mulheres que tinham dificuldade para amamentar e para aquelas que não conseguiam engravidar. Desde o século VI, as relíquias dessa caverna, na forma de pedaços de rocha pulverizados e comprimidos, são conhecidas na Europa e no Oriente. Essa devoção ainda hoje é o sinal de uma memória viva de um momento simbólico da maternidade da Virgem Maria.

“Peregrinos e fiéis de todo o mundo vêm aqui, especialmente da Polônia e da Romênia, dois países que têm um vínculo especial com a Virgem”, explica o Frei Luis Enrique Segovia, Guardião do Mosteiro Franciscano de Santa Catarina em Belém. A Gruta do Leite lembra o gesto terno e íntimo de Maria ao amamentar o bebê Jesus. Na oração do Santuário, dirigida a Maria para pedir a intercessão “de Seu Coração Materno”, está contido o sentido de abandono em Deus e de entrega à Sua vontade: essa é uma atitude que conforta tantas pessoas que vêm pedir a graça de poder ter filhos”. A oração está disponível em vários idiomas, o que atesta a popularidade do Santuário.

“Muitas mulheres muçulmanas também param aqui para rezar”, continua o Frei Luis Enrique, “elas não vêm apenas para pedir o dom da maternidade, mas vêm aqui para honrar essa mulher que, como costumam dizer, ‘nos surpreende com sua humildade, seu silêncio, seu Fiat, aceitando inteiramente a vontade de Deus’. Elas têm uma devoção real e profunda pela figura de Maria”.

Entre os irmãos que se revezam no atendimento à Gruta está o brasileiro Tadeu Luiz Fernandes, que recebe os peregrinos na entrada do Santuário, onde foi montada uma sala com uma parede repleta de fotos e cartas enviadas por pais felizes, de todas as nacionalidades, que viram seu desejo atendido: são testemunhos vivos da graça recebida e da devoção colocada em prática. Na porta, há uma foto do Fr. Lawrence Bode, um frade da Custódia que, por mais de 30 anos, foi o responsável exclusivo pela Gruta, cuidando dos arquivos, que agora consistem em milhares de testemunhos.

Hoje, a Gruta do Leite é ladeada pelo mosteiro confiado às Adoradoras Perpétuas do Santíssimo Sacramento. Um corredor interno conecta a Gruta com a Capela do Santíssimo Sacramento e com a igreja superior: a adoração eucarística continua durante todo o dia e é possível que todos os peregrinos parem ali em oração silenciosa e escrevam suas intenções de oração.


https://www.custodia.org/pt

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download
download samsung firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course