Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem de Natal de Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa

24/12/2021

                                                                                                                   Imagem: Christian Media Center

A Gruta do Leite de Belém é o lugar da mensagem de Natal do Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton, ofm na qual o drama da vida não está escondido, mas iluminado pelo mistério da

Encarnação.

“José tomou consigo o menino e sua mãe e retirou-se para o Egito” (Mt 2,14)

Mensagem de Natal de Frei Francesco Patton

Pelo segundo ano consecutivo, aqui em Belém, as famílias estão sofrendo as graves consequências econômicas da pandemia. São famílias nas quais os genitores, assim com São José e Maria sua esposa, buscam fazer o possível para manter e cuidar dos seus filhos em um momento histórico de grave dificuldade.

Para a mensagem de Natal deste ano desejei trazê-los ao Santuário da Gruta do Leite, que está a poucos metros da Gruta da Natividade.

É um santuário muito belo e muito significativo, que nos recorda que o Natal não é apenas poesia, mas é também um drama. No momento decisivo da história, em que o Filho de Deus se fez homem para condividir a nossa vida e salvar-nos, encontrou a hostilidade e a rejeição de um Rei infanticida como Herodes, sedento de poder e temeroso de perdê-lo.

Já em Belem, recém nascido, Jesus encontra aquela hostilidade e aquela rejeição que, em Jerusalém, aproximadamente trinta anos depois o levará a ser condenado à cruz.

A Gruta do Leite nos recorda que José no coração da noite é forçado a levantar-se, tomar consigo o menino Jesus e sua mãe Maria e fugir para o Egito. A Gruta do Leite nos recorda também o gesto afável e materno com que Maria, em uma breve parada, amamenta o menino Jesus.

Santuário da Gruta do Leite

O gesto terno de Maria nos recorda a concretude do mistério da encarnação. O Filho de Deus no seu fazer-se carne, havia escolhido compartilhar em tudo a nossa natureza humana.

A ternura de Maria que tem nos braços o menino Jesus e o amamenta, é a mesma que muitos anos depois abraçará aquele filho torturado e morto, deposto da cruz.

Neste lugar o Natal já nos reporta à Páscoa.

Aqui, também é natural pensarmos nas tantas famílias em dificuldade nos vários países do mundo; nas tantas famílias obrigadas a fugir da própria casa, da própria pátria porque são perseguidas pelos regimes políticos que configuram a mentalidade de Herodes ou por desastres econômicos e ambientais sempre mais frequentes que as obrigam a largar tudo e emigrar.

Neste lugar venho confiar todas estas famílias à Sagrada Família de Jesus, José e Maria, mas venho também pedir às outras famílias, àquelas que estão bem, aquelas que não precisam fugir, para que abram os seus corações.

Feliz Natal de Belém.

Feliz Natal do Santuário da Gruta do Leite.

Feliz Natal do lugar em que Maria e José nos ensinam a cuidar e proteger o Filho de Deus, cuidando e protegendo as nossas crianças, cada criança, cada pessoa pequena e frágil!

Feliz Natal!

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado