De 4 a 15 de julho, os Frades Menores da Custódia da Terra Santa estarão reunidos em Jerusalém para o Capítulo Custodial sobre o tema: “Disse Jesus: Não tenhais medo, somente tende fé” (Mc 5,36).
O primeiro dia foi de retiro no Convento de São Salvador.
Participam do Capítulo 43 frades de Israel e Palestina, Jordânia e Líbano, Egito, Chipre e Rodes, Estados Unidos, Argentina e Itália. As jornadas são marcadas pelo trabalho, intercaladas com celebrações e momentos de convivência fraterna.
Fr. JULIO CÉSAR BUNADER, ofm
Presidente do Capítulo Custodial
“A Custódia é uma realidade internacional, intercultural. A realidade de todos os frades da Custódia apresenta-se com um rosto diversificado, entre muitas realidades diferentes. Encontrar-se no Capítulo é muito mais significativo para nós no sentido da responsabilidade e da co-responsabilidade fraterna para levar adiante uma missão. A missão antes de tudo é ser Frades Menores, encontrar-se juntos para fazer o discernimento e relançar a nossa realidade”.
Fr. FRANCESCO PATTON, ofm
Custódio da Terra Santa
“Para nós, o Capítulo é – para dizer em uma palavra usual hoje – uma experiência de sinodalidade e é o encontro periódico dos frades – a cada três anos – para verificar juntos como está andando a nossa vida como Frades Menores na Custódia da Terra Santa e depois também discernir e decidir algumas diretrizes que precisamos para os próximos três anos. As diretrizes de um capítulo são sempre a escuta mútua, que deve ser sempre iluminada pela Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo e pelo desejo de atualizar continuamente o nosso carisma, a regra, a forma de vida que São Francisco nos deixou, que é viver segundo o Evangelho. Quando esses elementos estão presentes podemos enfrentar as situações, os problemas, os desafios que temos pela frente, para o presente e para o futuro”.
Fr. NARCYZ KLIMAS, ofm
Prof. História da Igreja e da Custódia da Terra Santa
“Os primeiros Capítulos da Custódia foram em Trípoli, no Líbano, de 1241 a 1255, quando ainda existia a Província da Terra Santa, a chamada Província do Oriente Médio. Depois disso não encontramos nenhum testemunho”.
Fr. NARCYZ KLIMAS, ofm
Prof. História da Igreja e da Custódia da Terra Santa
“O primeiro e verdadeiro ato custodial – ou capítulo da custódia – foi organizado em 1968. Aqui na crônica da Custódia temos esta anotação muito importante: Crônica do Capítulo Custodial de 19 de agosto a 10 de setembro de 1968. Este é o primeiro Capítulo da Custódia no sentido pleno da palavra, porque, além dos membros do discretório, também participaram os padres guardiães e os representantes eleitos pelos frades da Santa Custódia. Portanto, aqui temos um Capítulo prescrito e convocado como é hoje”.
Os primeiros franciscanos desembarcaram na Terra Santa em 1217. Desde então, sempre aceitaram os desafios dos tempos para poder transmitir a Graça dos Lugares Santos, compartilhando suas vidas com a comunidade cristã local.
Fonte: site Custódia da Terra Santa