No dia 3 de junho, o Comissariado da Terra Santa na Colômbia comemorou seu 400º aniversário. Nesta ocasião, o Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton, visitou a Colômbia de 1º a 4 de junho.
Na quinta-feira, 1º de junho, realizou-se um seminário na Universidade de São Boaventura de Bogotá, com a participação do Custódio e do Comissário da Terra Santa na Colômbia, Frei José Manuel Ortega. O evento, para os frades e a família franciscana, foi uma oportunidade para mostrar a realidade do trabalho dos franciscanos nos Lugares Santos e mergulhar na história da fundação do Comissariado da Terra Santa na Colômbia.
No dia seguinte, Frei Francesco e Frei José Manuel participaram de um encontro com a pastoral juvenil universitária, organizado na Universidade da Grande Colômbia. O diálogo abordou os Lugares Santos, a vocação para servir e o testemunho dos cristãos na Terra Santa.
No dia 3 de junho, Dom Luis José Rueda Aparicio, Arcebispo Metropolitano de Bogotá, presidiu a solene Eucaristia, da qual também participaram Dom Francisco Nieto Súa, Bispo de Engativá, Frei Silvio De La Fuente, coordenador dos Comissariados da Terra Santa, Frei José Alirio Urbina, Ministro Provincial da Província de Santa Fé, e Frei Francesco Patton.
Frei Jorge Luis Torregroza Rojas, da Província de Santa Fé, Colômbia: “A origem dos Comissariados da Terra Santa é muito antiga e nasceu da grande dificuldade da Custódia em assumir os seus compromissos numa situação política e religiosa tão complexa. Conscientes de que nem a vida dos frades nem a conservação dos Lugares Santos eram possíveis sem a ajuda dos Príncipes cristãos, os primeiros Estatutos da Custódia (1377) estabeleciam que o Custódio designasse um ou dois leigos para atender a administração das doações. Meio século depois, a figura do comissário da Terra Santa foi oficialmente instituída com a bula “His quae” do Papa Martinho V (14 de fevereiro de 1421). Mais recentemente, o Papa Paulo VI declarou que a atividade dos Comissários “tão louvável no passado, ainda é válida e funcional” (Paulo VI, “Nobis in animo”)”.
Atualmente, os Comissariados da Terra Santa estão distribuídos em 60 países ao redor do mundo com um total de 67 Comissariados.
Do site www.custodia.org