Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

São João Batista: “Serás chamado profeta do Altíssimo”

29/06/2022

A Custódia da Terra Santa celebrou em Ain Karem a liturgia que a Igreja Católica dedica à Natividade de São João Batista. As celebrações começaram com as Primeiras Vésperas de quinta-feira, 23 de junho, no Santuário de São João Batista no Deserto eterminaram na tarde de sexta-feira, 24 de junho, com a missa solene no Santuário de São João na Montanha; As Vésperas foram presididas pelo Vigário da Custódia, Fr. Dobromir Jasztal, e a missa foi celebrada pelo Custódio da Terra Santa, Fr. Francesco Patton.

Para ter consciência da importância desta festividade, basta refletir sobre o fato que no calendário litúrgico da Igreja são celebradas apenas três natividades: A de Nosso Senhor, a de Sua Santa Mãe e a de Seu precursor, João Batista. A Igreja honra, de fato, a São João Batista, por ele ter preparado a vinda do Messias “proclamando um Batismo de arrependimento para todo o povo de Israel” (At 13, 24).

O Santuário de São João no Deserto, lugar onde foram celebradas as Vésperas solenes, faz memória do lugar da infância do Batista e dos anos que se preparou ao ministério público, como recorda a passagem do Evangelista Lucas “o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia de sua apresentação a Israel” (Lc 1, 80). A Igreja e o convento, projetados pelo arquiteto Antonio Barluzzi, foram inaugurados em 1922. Terceiro dos santuários de Ain Karem, após o da Visitação e o do nascimento de João Batista, o eremitério de São João no Deserto faz memória do lugar onde o primo de Jesus encontrou refúgio escapando do massacre dos Inocentes. Engloba o Santuário, a Gruta, a fonte e a Tumba de Isabel.

A Missa, no entanto, foi celebrada em São João na Montanha por ser o lugar o nascimento de João, primo de Jesus. Neste lugar se encontrava de fato a casa de Zacarias, pai do menino e cunhado de Maria. Aqui Zacarias pronunciou a profecia, dirigida ao recém-nascido João, contida no Benedictus: “E tu, menino, serás chamado profeta do altíssimo, pois irás à frente do Senhor preparando os seus caminhos, para dar a seu povo o conhecimento da salvação, na remissão de seus pecados” (Lc 1, 76-77).

Participou da Missa o Cônsul-geral da Espanha, Sr. Alfonso Lucini Mateo, acompanhado da consorte.

“João é alguém que trabalha pela conversão, trabalha pela reconciliação, faz conhecer a salvação através do anúncio do perdão” disse o Padre Custódio, Fr. Francesco Patton, no decorrer de sua homilia. “João não oferece algo seu! Não é ele que traz perdão, reconciliação e salvação, mas convida a preparar-se para poder receber perdão, reconciliação e salvação do Único que pode oferecer estes dons ao seu povo, à humanidade inteira e a cada pessoa, ou seja, Jesus, reconhecido como o Messias, o enviado último e definitivo de Deus.

Depois, perguntando-se quem era realmente o Batista e qual era sua vocação e missão, o Padre Custódio prosseguiu: “João é alguém que nunca rouba a cena ao verdadeiro protagonista da salvação, ou seja, Jesus […] João sabe qual é o seu lugar e faz de tudo para não ser confundido com o Messias”. Um exemplo, este do Precursor, que tem um grande valor para todos nós pois nos ensina a conduzir todos a Jesus, a não atar ninguém a nós mesmos como nossa propriedade, como se fôssemos nós a trazer a salvação, a reconciliação e o perdão, como se fôssemos nós a quem se deve seguir. É só Jesus o Esposo, é só Jesus o Cordeiro de Deus, é só Jesus o Mestre, é só Jesus o Cristo, o Filho de Deus que nos salva e nos reconcilia com o Pai e entre nós”.

Ao final da missa, o Custódio, junto com os freis e os fiéis, dirigiu-se à gruta próxima onde se faz memória do nascimento de João Batista e entoou o canto do Benedictus.

No âmbito das celebrações que acompanharam a Natividade de S. João, sexta-feira, 17 junho, também em Ain Karem, decorreu uma iniciativa que, como já há alguns anos, reúne judeus e cristãos na reflexão em torno a figura de João Batista. Uma semana antes da festividade, o convento de São João na Montanha abriu as portas para uma jornada pela descoberta da figura do Santo, organizada pela Custódia da Terra Santa, em colaboração com o Conselho regional de Ain Kerem, reunindo os moradores judeus da região e os freis franciscanos. Tal encontro, estruturado em forma de uma conferência, contou com a participação de alguns especialistas israelitas e abordou alguns temas relevantes, entre os quais, a presença dos animais nas histórias dos santos, o lugar do batismo na Jordânia e a relação entre João Batista e Jesus.


Filippo De Grazia

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
download mobile firmware
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado