Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Congresso dos Comissários Latino-Americanos da Terra Santa

14/02/2017

Aconteceu nos dias 06 a 10 de fevereiro p.p. o Congresso dos Comissários Latino Americanos da Terra Santa no Convento São Francisco Solano, em Lima, Peru. Lima é a terceira maior cidade da América, com cerca de 12 milhões de habitantes. Apesar do clima úmido e ameno, lá nunca chove. Dá apenas uns chuviscos, com menos de 8 milímetros ao ano. É um fenômeno exótico, onde a Cordilheira dos Andes impede a umidade à formação de nuvens, formando uma parede entre a cidade e o Oceano Pacífico. A vegetação de grande porte sobrevive do orvalho da manhã. As vegetações de pequeno porte, sobretudo os jardins públicos, sobrevivem da irrigação, quase que diariamente, por conta do poder público da cidade.

Fizeram-se presentes os Comissários: do Brasil (6), do México (3), de Honduras, da Colômbia, do Chile, do Peru, do Paraguai, da Argentina, de Porto Rico (Caribe), da Bolívia, do Equador e também, como convidados, um Comissário da Espanha (Madri) e o Comissário de Portugal. Igualmente, estiveram presentes o Custódio da Terra Santa, Frei Francisco Patton e o responsável pelos Comissários de todo o mundo, vindo de Jerusalém, Frei Marcelo Ariel Cichinelli.
O primeiro dia foi dedicado à inauguração do Congresso, bem como a duas exposições sobre realidade atual da Custódia da Terra Santa e seu novo Vademecum. Os demais dias foram preenchidos com as apresentações das atividades de cada comissário. Na quinta-feira, dia 09, tivemos um dia de passeio, visitando o velho Convento de São Francisco (século XVI), incluindo uma série de catacumbas sob a Igreja, a Catedral de Lima, o Museu da Arte Inca e Basílica de Santa Rosa de Lima (tumba).

O Congresso foi muito fecundo, sobretudo pela partilha de cada nação, onde se dedicam os Comissários em prol da divulgação dos Lugares Santos, no trabalho com as zeladoras, coletas da Sexta-feira Santa e peregrinações à Terra Santa. Modéstia parte, o nosso Comissariado (Província da Imaculada Conceição), é o campeão nas coletas, destinadas à manutenção dos Lugares Sagrados. E no que tange às fragilidades, a sobrecarga de atividades de alguns comissários em outras atividades e algumas dioceses que nada enviam para os Comissariados e às Nunciaturas Apostólicas.
O próximo Congresso acontecerá em fevereiro de 2019 na Cidade do México.


Frei Ivo Müller, OFM

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download samsung firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado