Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Peregrinos visitam os túmulos de São Francisco e Santa Clara de Assis

11/07/2023

O grupo de 34 peregrinos, oriundos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, acompanhados pelo Comissário da Terra Santa, Frei Ivo Müller, Frei Alan Leal de Mattos e Frei Cláudio Broca, iniciaram a peregrinação nos lugares que viveram São Francisco e Santa Clara de Assis, nesta terça-feira, 11 de julho.

Segundo Frei Ivo, hoje a visita começou no Mosteiro de São Damião, onde São Francisco ouviu do Cristo Crucificado “para reconstruir sua casa, que estava em ruínas”. O Santuário de São Damião, contudo, é especial para as Irmãs Clarissas, já que entre os anos de 1211 e 1212, Santa Clara, depois de uma profecia de Francisco, criou a Segunda Ordem. Durante muito tempo, o mosteiro era procurado por causa do famoso Crucifixo que falou com Francisco. Atualmente, o Crucifixo está na basílica dedicada a Santa Clara.

“Neste local, foi celebrada a Missa, presidida por Frei Cláudio Broca, e fizemos o envio dos peregrinos a partir de Assis, para que cada um, cada uma, possa fazer a sua experiência de Deus ao modo franciscano”, explicou Frei Ivo.

Segundo o frade, foi entregue um Tau a cada peregrino para que ele pudesse, assim, “carregá-lo na família, no trabalho, na comunidade onde vive, sempre levando no peito o carisma franciscano vivido naquele lugar tão simples, como é São Damião”.

E, à tarde, a peregrinação continuou na grande Basílica de Santa Clara. “Fizemos a experiência de descer na cripta, passando do lado da imagem de Santa Clara, como se fosse o seu túmulo. Na saída, o guia nos levou até o lugar onde está colocado o corpo do Beato Carlos Acutis, considerado o ‘santo da juventude’. Ele foi beatificado em Assis, no dia 10 de outubro de 2020. Aos 15 anos de idade passou para outra vida, vítima de uma leucemia. Graças ao milagre que realizou numa criança de uma enfermidade no Brasil, ele foi beatificado. Muitos grupos estão vindo visitar o local aqui de Assis onde está colocado o seu corpo”, explicou Frei Ivo.

(toque nas imagens para ampliá-las)

“Depois fomos até a Basílica do Sacro Convento, em que visitamos e pudemos também meditar um pouco na frente do túmulo de São Francisco, onde foram colocados seus restos mortais. Foi uma experiência muito bonita, graças a Deus”, acrescentou o comissário, contando que, com o calor de 37 graus em Assis, a procura por um gelato era a solução do momento. “Em resumo foi um dia muito bonito em que pudemos fazer a experiência franciscana nos lugares em que viveram Francisco e Clara”.

Neste dia 12, o roteiro será em Cássia, no Santuário de Santa Rita. À tarde, partida para Roma Roma e, no dia 13, visita às três Basílicas Patriarcais: São Pedro (Vaticano), São João de Latrão e Santa Maria Maior. À noite, os principais pontos turísticos da capital romana, como Fontana de Trevi, Pantheón, Praça Navonna.


Frei Alan Leal de Mattos

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado