Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A beleza salvará o mundo! A solenidade de Santa Clara em Jerusalém

13/08/2021

Em 7 de maio de 1888, vindas de Nazaré, um grupo de Clarissas chegou à Cidade Santa para fundar um novo mosteiro.

O mosteiro está localizado na estrada que liga Jerusalém a Belém. A presença das Clarissas com a sua vida orante e contemplativa torna-se uma semente de paz entre os dois povos e as religiões que habitam esta Terra Santa.

No dia 11 de agosto, quando toda a Igreja celebra Santa Clara, em Jerusalém, no mosteiro das Clarissas, a missa foi presidida por Dom Giacinto Marcuzzo, Bispo do Patariarcado latino de Jerusalém com os franciscanos e representantes das diversas comunidades religiosas.

Atualmente a comunidade do mosteiro de Jerusalém é formada por 8 freiras. Tem um rosto internacional formado por irmãs da Itália, França, Ruanda e Argentina.

Na nacionalidade de cada uma, a riqueza expressiva também na oração.

A beleza salvará o mundo! Este foi o tema da homilia de Dom Marcuzzo.

Dom GIACINTO MARCUZZO
Vigario Patriarcal de Latino Jerusalém
“Cada vez que celebramos a festa de um grande santo, um grande campeão da santidade, nos vem à mente a famosa expressão de Dostoiévski: “A beleza salvará o mundo”. Que beleza? a beleza não só física ou de uma paisagem, de uma pessoa, de um pensamento, de uma tese, mas sobretudo a beleza da santidade e da caridade. A beleza que carrega Deus, como diz Santo Agostinho, que carrega a transcendência, o Absoluto e é isso que salvará o mundo e o homem. Os santos o fizeram de maneira excepcional, principalmente São Francisco e Santa Clara, por quê? Porque a vida deles é bela. É bela a partir da sua proporção, da sua coesão, da sua unidade, da sua vida com a missão da Igreja e com o tempo em que viveram.”

Dom GIACINTO MARCUZZO
Vigario Patriarcal de Latino Jerusalém
“Esperamos também hoje através do Senhor, quando vivemos um florecimento de novas comunidades no mundo, no Brasil, na América, na Itália, na França e em todos os lugares, que a Igreja saiba discernir qual está verdadeiramente de acordo com o espírito do Evangelho, segundo a necessidade da Igreja, a necessidade que o Espírito quer para este tempo e lugar.”

Ir. MARIA DE NAZARÉ
Superiora do convento das Clarissas de Jerusalém
Gostaria de compartilhar a alegria desta grande festa. Celebrar todos os anos Santa Clara de Assis é celebrar esta beleza que salvará o mundo, como recordou o Bispo na homilia. A beleza que vai salvar o mundo na face de Santa Clara. A beleza desta mulher que se entregou totalmente ao Senhor, uma beleza que nunca envelhece, que é sempre jovem, sempre verdadeira, porque deu a sua vida ao Senhor, totalmente ao Senhor.

A oração de intercessão das Clarissas por este tempo de pandemia.

Ir. MARIA DE NAZARÉ
Superiora do convento das Clarissas de Jerusalém
“Os tempos de Santa Clara e os de hoje são semelhantes: não eram tempos tranquilos, não eram tempos fáceis. Como Santa Clara fez na Idade Média, nós também fazemos hoje nesta época de pandemia, de incerteza. A resposta, está na oração, está em um Deus presente nós e que nos diz para não termos medo, Uma vez santa Clara ouviu a voz de Jesus lhe dizendo: “Eu sempre irei protegê-la. Não tenha medo, e é isso que rezamos e dizemos hoje não tenham medo!”


Texto do site da Custódia Terra Santa

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download huawei firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy free download