Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Uma Igreja doente

30/06/2012

doenteFrei Luiz Iakovacz

Há sinais de que a Igreja está doente quando se torna uma empresa bem dirigida e bem sucedida. Nenhuma empresa sobrevive sem produtos, lojas, vendedores, lucros, propaganda, concorrência…

Quando a prosperidade material e curas milagrosas falam mais alto que a Boa Nova do Evangelho, é preciso estar alerta porque, tais fatos, podem se tornar “traça e  ferrugem que corroem” (Mt 6,19). Se o lucro for superior ao salário de um operário que trabalha dignamente (cf. Lc 10,7), leva à acomodação a própria Igreja e o ardor missionário esmorece, paulatinamente.

O testemunho do apóstolo Paulo é oportuno: livremente, abriu mão do preceito “aqueles que anunciam o Evangelho, vivam do Evangelho” (1 Cor 9,14); por sua vez, assumiu a postura de viver com seu salário profissional, construtor de tendas (cf. At 18,3), sustentando-se a si mesmo e sua equipe missionária” (cf. At 20,33-35).

Há sinais de que a Igreja está doente quando se contenta, como diz o Documento de Aparecida, em satisfazer-se com uma “pastoral de conservação”, isto é, atender os fiéis que a procuram, quando a proposta é de ser, também, uma “Igreja, essencialmente, missionária” (nº 370), isto é, sair da sacristia e, a exemplo do Bom Pastor, buscar a ovelha desgarrada; e, ao encontrá-la, abraçá-la com ternura de mãe, atitude várias vezes lembrada pelo Papa Francisco.

Há sinais de que a Igreja está doente quando há concorrência entre cantores de diversas denominações, na construção de templos suntuosos, ou na aglomeração estatística de massas populares. É preciso estar atento porque a evangelização é mais eficaz pelo testemunho de vida do que pela visibilidade. Cristo amaldiçoou a figueira que tinha mais folhas e beleza estética do que frutos (cf. Mc 11,12-14).

Poderíamos prolongar os sinais dessa doença. Porém, convém detectar a sua causa. O apóstolo Paulo nos assegura: “A raiz de todos os males é a ganância pelo dinheiro. Por causa dele, alguns se afastaram da fé e afligem a si mesmos com muitos tormentos” (1 Tm 6,10). Esse “espírito mundano é a lepra e o câncer da Igreja e da sociedade”, nos diz o Papa Francisco.

Para tratar essa doença, nada melhor do que uma Igreja saudável.

Onde encontrá-la?!…

Na vida simples que nosso Mestre Jesus Cristo viveu, e no seu amoroso e gratuito serviço a todos.

Por isso, há sempre sinais de esperança, tais como: o crescimento paulatino de cristãos, particularmente, nos países pobres; o anúncio, cada vez maior, do Evangelho a grupos excluídos (índios, ribeirinhos, quilombolas, ciganos migrantes); o CEBI, com seu jeito popular de ler a Bíblia; a sede da Palavra de Deus, subjacente em todo o ser humano, especialmente, entre os humildes: “Eu te louvo, Pai, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque isto foi do teu agrado” (Mt 11,25).

Diz a Bíblia que o profeta Ezequiel foi levado pelo espírito de Javé a uma planície cheia de ossos para que, ali, profetizasse.

Mas… por que profetizar a quem está morto e sem sinais de esperança?!

 Javé insistiu: “Filho do homem, profetiza porque infundirei meu espírito neles e reviverão”; e da ossada se levantou um grande exército (cf. Ez 37,1-14).

 Assim, também hoje, se perseverarmos nessa insistência profética à qual Javé nos impele, com certeza, da força e união do pequeno e do humilde, Deus é capaz de tornar possível o impossível.

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download micromax firmware
Free Download WordPress Themes
lynda course free download