Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Saúde Religiosa III

20/09/2008

Frei Hipólito Martendal

Em primeiro lugar quero desejar a todos os leitores um Santo Natal capaz de encher seus dias de Luz e da mais completa alegria e esperança por poder acolher o Menino Deus em seu coração e em sua família.

Neste número não posso deixar de abordar o assunto NATAL DE JESUS. E logo ocorre-me a ideia de que o Natal tem tudo a ver com bem-estar e saúde religiosa, ou espiritual das pessoas de fé, que o celebram. E tem mais, o Natal bem celebrado e vivido em família só pode fortalecer os laços desta família e incrementar em muito os aspectos relacionais sociais básicos de cada um.

Membro sadio de uma boa família tende a ser também um cidadão melhor relacionado com a grande sociedade de que faz parte e a exercer papéis mais ricos para todos. No que se refere à família, vamos hoje abordar apenas alguns aspectos gerais. Talvez seja objeto de uma série de artigos que pretendo começar logo que possível.

Constitui um refrão repetido há séculos dizer que a família é a célula-mãe da sociedade. Ninguém dotado de razoável bom senso duvida disso. Acontece que esta verdade é muito lembrada em discursos laudatórios sobre a família ideal ou em sermões, nem sempre muito lúcidos, sobre a realidade de nossas famílias.

Esta verdade precisa ser melhor explicitada, explicada, demonstrada e aprendida na sua funcionalidade prática. Em outras palavras, talvez seja necessário que nossas famílias antes de se convencerem que são importantes para o bem-estar da grande sociedade, descubram o quanto elas podem viver melhor, com mais bem-estar, se aprenderem e puserem em prática as regras básicas da boa aí convivência.

Aqui, talvez, os homens da Igreja cometam um erro ao recorrer muito à religião e pouco às descobertas da boa ciência da Pedagogia, Psicologia e Antropologia. É claro que o Cristianismo tem elementos riquíssimos que muito podem contribuir para se constituir uma família bem estruturada e sadia. Mas, quando as bases psicopedagógicas estiverem bem estabelecidas, tais valores cristãos têm muito mais chances de fazer desabrochar todo o seu potencial. Muitas iniciativas na pastoral familiar têm fracassado por falarem muito e bem de valores cristãos, da fundamentação bíblica, da santidade do matrimonio e da família, mas esqueceram-se de abordar elementos básicos da decência e honradez nas relações primárias entre as pessoas em geral e particularmente entre os membros da família.

Um exemplo chocante nos vem das páginas e telas de nossa mídia. Refiro-me à família Richthofen, cuja filha mais velha levou os pais a morte para poder “ficar” em paz com seu namorado e desfrutar do que ela imaginava ser sua rica herança. A família tem cultura invejável e valores cristãos ao que parece autênticos. Os erros provavelmente vieram da psicopedagogia aplicada.

Parece que a filha mais velha nãotem nenhuma capacidade de lidar com perdas, frustrações e com uma coisa mais simples: saber adiar, ou esperar por uma recompensa desejada. Claro que nos aspectos relacionais e espirituais ela também não pode ser considerada sadia.

Para encerrar o escrito de hoje, quero apenas acentuar que uma família que cultivao bom relacionamento entre todos, principalmente no que se refere ao relacionamento entre esposo e esposa, onde a mentira, as manipulações, as chantagens, a trapaça são consideradas faltas intoleráveis, onde a veracidade, a ajuda mútua constante, a partilha de tudo são valores básicos do dia-a-dia, onde a convivência tem horas e regras observadas por todos (atos em comum como refeições diárias, e breves orações familiares), onde o diálogo é a forma comum diária de resolver todos os conflitos, as dificuldades e o planejamento de todos os objetivos, mesmo que se trate de uma família incompleta, não dentro de todos os parâmetros da Igreja, pode reunir-se para celebrar o Natal do Senhor e isso vai enriquecê-la espiritualmente e relacionalmente.

Aí faz sentido falar em um feliz e santo NATAL.

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download redmi firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy free download

Conteúdo Relacionado