Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O CEBI em minha vida

30/06/2012

ceb

Frei Luiz Iakovacz

O CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) é um jeito popular de ler a Bíblia. É uma ação do Espírito Santo que sopra quando, onde e como quer (cf. Jo 3,4-8). Por isso, está espalhado em todos os recantos do mundo. Sua finalidade é transformar a pessoa, juntamente, com a realidade que a cerca, unindo Fé e Vida.

Meu primeiro contato foi quando a Província me enviou à Custodia das Sete Alegrias (MS e MT), onde permaneci  por 10 anos. Aí participei de vários encontros. Um deles me chamou a atenção. Estávamos refletindo o livro do Êxodo, a passagem em que Moisés, educado no palácio do Faraó, um dia, “desceu para ver seu povo” e viu a triste realidade em que se encontrava. O coordenador explicava que, se quisermos transformar a nós mesmos e a realidade, – precisamos “descer do status clerical e não esquecer nossa origem vocacional que é o povo”. Foi quando alguém, de maneira enfática, disse: “Eu não vou abrir mão dos meus privilégios de Padre”.

Isto calou tão profundamente em mim, que decidi comigo mesmo: “Senhor, ajuda-me a ser um outro Moisés”.

Aliás, o protótipo desta atitude é o próprio Cristo que não fez valer os direitos que tinha, mas tornou-se servidor de todos, entregando sua vida por amor; por isso Deus O exaltou (cf. Fl 2,6-11).

Além do mais, sabemos que a maior parte de sua doutrina não foi anunciada na Sinagoga ou no Templo, mas quando andava pelos caminhos, nas praças e planícies, nas casas, durante uma refeição, nas perguntas que lhe faziam, na postura que tinha diante de fatos circunstanciais. É aí que acontece a união entre Fé e Vida, premissa indispensável do CEBI.

O CEBI também enriqueceu a minha vida nos 8 anos em que estive, a pedido da Província,  na Diocese da Barra (BA), no semiárido nordestino. A geografia e clima desta imensa região se equiparam com os da Palestina. Foi aí que vivenciei muitas questões bíblicas, tais como a posse da terra, o valor vital da água, a luta pela sobrevivência, a solidariedade com os empobrecidos, a religiosidade popular, celebrações inculturadas. O sertão foi uma escola de vida, da qual, ainda hoje, continuo bebendo.

Mas… alguém poderá questionar: o CEBI transformou, de fato, sua vida?!

Respondo: Não posso afirmar, categoricamente, mas que ajudou-me  a ir ao povo e caminhar com ele, ah!, isso aconteceu!!! Quanto à realidade, creio que houve mudanças por causa da construção de muitas cisternas para captação da água da chuva, das passeatas pacíficas em defesa da vida, do testemunho de muitas pessoas sobre minha presença solidária junto aos doentes/idosos/empobrecidos.

Diz São Francisco: “Bem-aventurado o servo que devolve todos os bens ao Senhor, porque quem retirar algo para si, esconde a riqueza de seu Deus e, o que julgava ter, até isto lhe será tirado” (Adm XVIII). Em louvor de Cristo, amém!

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download

Conteúdo Relacionado