dezembro/2024

  • 1º Domingo do Advento

    • Primeira Leitura
    • Salmo
    • Segunda Leitura
    • Evangelho
    • Sabor da Palavra
    Jeremias 33,14-16

    14“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá. 15Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra. 16Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém terá uma população confiante; este é o nome que servirá para designá-la: ‘O Senhor é a nossa justiça’”.

    Palavra do Senhor.


    Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

    Sl 24(25)
    Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!

    Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos / e fazei-me conhecer a vossa estrada! /
    Vossa verdade me oriente e me conduza, / porque sois o Deus da minha salvação! – R.

    O Senhor é piedade e retidão / e reconduz ao bom caminho os pecadores. /
    Ele dirige os humildes na justiça, / e aos pobres ele ensina o seu caminho. – R.

    Verdade e amor são os caminhos do Senhor / para quem guarda sua aliança e seus preceitos. /
    O Senhor se torna íntimo aos que o temem / e lhes dá a conhecer sua aliança. – R.

    1 Tessalonicenses 3,12-4,2

    Irmãos, 12o Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. 13Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos. 4,1Enfim, meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! 2Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus.

    Palavra do Senhor.

    Lucas 21,25-28.34-36

    Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 25“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. 34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

    Palavra da salvação.

    “A vossa libertação está próxima.”

    Caros irmãos, hoje celebramos o primeiro domingo do Advento e todas as leituras podem ser resumidas numa simples expressão: “Maranata: Vem, Senhor Jesus!”.

    Ele é a semente de justiça prometida na primeira leitura e o motivo de vivermos de maneira santa, como nos pede São Paulo na segunda leitura. O próprio Jesus nos diz: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e nesse dia não caia de repente sobre vós”. Ele virá como um ladrão e espera nos encontrar despertos e prontos para Sua acolhida.

    Neste início do advento, rasguemos os nossos corações para acolhermos Jesus que se fez pequeno, humilde na manjedoura e hoje se faz presente na Eucaristia, porém um dia virá com toda a Sua força para a libertação de seus eleitos.

    Reflexões Noviços da Província

  • 2ª-feira da 1ª Semana do Advento

    • Primeira Leitura
    • Salmo Responsorial
    • Evangelho
    • Sabor da Palavra
    Isaías 2,1-5

    1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

    Palavra do Senhor.


    Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

    Sl 121(122)
    Que alegria quando me disseram: / “Vamos à casa do Senhor!”

    Que alegria quando ouvi que me disseram: / “Vamos à casa do Senhor!” /
    E agora nossos pés já se detêm, / Jerusalém, em tuas portas. – R.

    Jerusalém, cidade bem edificada / num conjunto harmonioso; /
    para lá sobem as tribos de Israel, / as tribos do Senhor. – R.

    Para louvar, segundo a lei de Israel, / o nome do Senhor. /
    A sede da justiça lá está / e o trono de Davi. – R.

    Rogai que viva em paz Jerusalém, / e em segurança os que te amam! /
    Que a paz habite dentro de teus muros, / tranquilidade em teus palácios! – R.

    Por amor a meus irmãos e meus amigos, / peço: “A paz esteja em ti!” /
    Pelo amor que tenho à casa do Senhor, / eu te desejo todo bem! – R.

    Mateus 8,5-11

    Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 😯 oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.

    Palavra da salvação.

    “Muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus.”

    Caros irmãos, Jesus após receber um pedido, pronto para realizar a cura no local onde estaria o doente, é interrompido por um ato de fé. No final do trecho do Evangelho, Ele diz: “Muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”. Jesus ficou surpreendido pela fé de um pagão e nos ensina que a fé n’Ele é o que nos dará acesso ao Reino dos Céus. Acreditar em Sua Palavra assim como o oficial romano acreditou nos é um exemplo a ser seguido além de estarmos atentos à Sua voz que se comunica conosco a cada dia.

    Reflexões Noviços da Província

  • São Francisco Xavier

    • Primeira Leitura
    • Salmo Responsorial
    • Evangelho
    • Sabor da Palavra
    Isaías 11,1-10

    Naquele dia, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor. 2Sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer, 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos, e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

    Palavra do Senhor.


    Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

    Sl 71(72)
    Nos seus dias, a justiça florirá / e paz em abundância, para sempre.

    Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! /
    Com justiça ele governe o vosso povo, / com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

    Nos seus dias, a justiça florirá / e grande paz, até que a lua perca o brilho! /
    De mar a mar estenderá o seu domínio, / e desde o rio até os confins de toda a terra! – R.

    Libertará o indigente que suplica / e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. /
    Terá pena do indigente e do infeliz, / e a vida dos humildes salvará. – R.

    Seja bendito o seu nome para sempre! / E que dure como o sol sua memória! /
    Todos os povos serão nele abençoados, / todas as gentes cantarão o seu louvor! – R.

    Lucas 10,21-24

    21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”.

    Palavra da salvação.

    “Felizes os olhos que veem o que vós vedes.”

    Hoje Jesus nos diz: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes”. Ora, não vemos Jesus como os discípulos o viam como Ele pode nos falar em Sua Palavra que nossos olhos são felizes? Posso acrescentar outras passagens: “Felizes os que creram sem ter visto” e “felizes os ouvidos que ouviram e creram”. Nesta terra somos felizes por crer no que ouvimos crer nesse Deus encarnado é a alegria da alma. Olhar com os olhos da fé a Sua presença Eucarística nos pobres, nos irmãos. Através desses olhares, poderemos exultar no Espírito como Ele fizera, até que um dia a fé cesse e no Céu, com a pura caridade, possamos dizer, nossos olhos são felizes por verem aquilo que tanto procuraram.

    Reflexões Noviços da Província

  • 4ª-feira da 1ª Semana do Advento

    • Primeira Leitura
    • Salmo Responsorial
    • Evangelho
    • Sabor da Palavra
    .Isaías 25,6-10

    Naquele dia, 6o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 😯 Senhor Deus eliminará para sempre a morte, e enxugará as lágrimas de todas as faces, e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. 9Naquele dia se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10E a mão do Senhor repousará sobre este monte.

    Palavra do Senhor.


    Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

    Sl 22(23)
    Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

    O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. /
    Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. /
    Para as águas repousantes me encaminha / e restaura as minhas forças. – R.

    Ele me guia no caminho mais seguro / pela honra do seu nome. /
    Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei. /
    Estais comigo com bastão e com cajado, / eles me dão a segurança! – R.

    Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo; /
    com óleo vós ungis minha cabeça, / e o meu cálice transborda. – R.

    Felicidade e todo bem hão de seguir-me / por toda a minha vida; /
    e na casa do Senhor habitarei / pelos tempos infinitos. – R.

    Mateus 15,29-37

    Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha e sentou-se. 30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. 32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”. 33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

    Palavra da salvação.

    “Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha e sentou-se.”

    Subir o monte é a ação feita por Jesus no Evangelho de hoje. Enquanto isso, nós também subimos um monte e para isso temos uma finalidade para a subida, mas qual será ela? O que desejamos encontrar? Paz, alguém, um tesouro? Qual é o destino da escalada? Entre tantas provações que temos durante esta caminhada, podemos ter a certeza que Jesus também fez este caminho, se cansou como nós e que nos espera em cima do monte já pronto para curar as feridas que fizemos ao longo do trajeto e saciar a nossa fome depois de uma grande fadiga.

    Portanto, não nos deixemos abalar pela altura do monte da vida que cada um sobe, mas nos apoiemos no Deus-conosco que nos dá Seu auxílio na subida e descanso na chegada.

    Reflexões Noviços da Província

  • 5ª-feira da 1ª Semana do Advento

    • Primeira Leitura
    • Salmo Responsorial
    • Evangelho
    • Sabor da Palavra
    Isaías 26,1-6

    1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.

    Palavra do Senhor.


    Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

    Sl 117(118)
    Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

    Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! / “Eterna é a sua misericórdia!” /
    É melhor buscar refúgio no Senhor / do que pôr no ser humano a esperança; /
    é melhor buscar refúgio no Senhor / do que contar com os poderosos deste mundo! – R.

    Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; / quero entrar para dar graças ao Senhor! /
    “Sim, esta é a porta do Senhor, / por ela só os justos entrarão!” /
    Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes / e vos tornastes para mim o salvador! – R.

    “Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, / ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” /
    Bendito seja, em nome do Senhor, / aquele que em seus átrios vai entrando! /
    Desta casa do Senhor vos bendizemos. / Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! – R.

    Mateus 7,21.24-27

    Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

    Palavra da salvação.

    “É como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha”

    Queridos irmãos e irmãs! Paz e bem!

    No Evangelho de hoje, Jesus vem nos ressaltar que só é digno dos Céus aquele que ouve as suas palavras e as coloca em prática, pois este é como um homem prudente que constrói sua casa sobre a rocha, onde chuvas, enchentes e ventos não a podem derrubar.

    Como nos diz o profeta Isaías: “O Senhor é a rocha eterna” (Is 26,4) e é sobre essa rocha que devemos construir a nossa casa, não a casa de tijolos e argamassa, mas a casa que guarda o bem mais precioso que recebemos de Deus, o sopro da Vida.

    Casa que não fica pronta da noite para o dia, mas é construída diariamente a medida em que vamos deixando as palavras do Senhor adentrar os nossos corações e vamos traduzindo-as em obras. Casa que não pode ser derrubada pelos ventos contrários e tempestades do maligno, pois com a graça do Senhor e o cumprimento de Seus preceitos, é construída com os tijolos da Fé, com a argamassa da Esperança e pintada pela Caridade.

    Que à luz do santo evangelho, saibamos ser fieis à Palavra de Deus, realizando Sua Vontade, colocando em prática seus ensinamentos e assim construir nossas vidas sobre a Rocha firme e eterna que é Cristo.

    Reflexões Noviços da Província

  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos
  • Sem eventos