Santa Maria, Mãe de Deus
- Primeira Leitura
- Salmo
- Segunda Leitura
- Evangelho
- Sabor da Palavra
Números 6,22-27
22O Senhor falou a Moisés, dizendo: 23“Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 24‘O Senhor te abençoe e te guarde! 25O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! 26O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’ 27Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”.
Palavra do Senhor.
Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos
Sl 66(67)
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, / e sua face resplandeça sobre nós! /
Que na terra se conheça o seu caminho / e a sua salvação por entre os povos. – R.
Exulte de alegria a terra inteira, / pois julgais o universo com justiça; /
os povos governais com retidão / e guiais, em toda a terra, as nações. – R.
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, / que todas as nações vos glorifiquem! /
Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, / e o respeitem os confins de toda a terra! – R.
Gálatas 4,4-7
Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim já não és escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus.
Palavra do Senhor.
Lucas 2,16-21
Naquele tempo, 16os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.
Palavra da salvação.
“Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava em seu coração”
No primeiro dia do ano já iniciamos com uma solenidade mariana. E assim consagramos o ano a Ela, a Mãe de Deus. Peçamos seu auxílio maternal nesta meditação e não deixemos que as palavras passem, mas que elas, ao meditá-las no coração, possam se tornar vida em nós.
Maria, sendo Mãe de Deus, se destaca por se assemelhar ao Seu Filho, isto é, na humildade. Ela mesma diz: “pois olhou para a humildade de sua serva”, e Jesus, sendo Deus, “não se apegou a Sua natureza igual a Deus Pai”. Eis um novo ensinamento dito com autoridade: a humildade de Deus. Com isso, se queremos ter um ano com a graça de Deus, devemos estar na adequada disposição para recebê-las, já que Ele não cessa de derramá-las sobre nós. Essa disposição se encontra na humildade. Através dela, como Maria, aqueles que a possuírem também terão a grande graça de terem em seus corações a presença arrebatadora do Menino Jesus durante todo este novo ano.
Reflexão dos Noviços