Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Profetas chamados à santidade num tempo de ameaças à democracia

03/05/2018

Resolvi pedir ajuda a um franciscano e a um jesuíta para responder à pergunta proposta para este artigo: “O que se espera dos cristãos leigos diante das ameaças à democracia?”.

mauro-400Mauro Lopes*

Bem, para começar, é preciso dizer: que boa combinação essa de franciscanos (e franciscanas) com jesuítas. Resultou num Papa jesuíta que adotou o nome de Francisco!

E o que este Francisco nos diz sobre leigos e leigas num tempo marcado por tantas ameaças à democracia, golpes, expulsões, ódio, campanhas de difamação e calúnia, prisões injustas e mortes desejadas e executadas?

O Papa convida-nos a atender à “chamada à santidade” – a convocação de Jesus aos que são “perseguidos ou humilhados por causa d’Ele”. Estas são palavras logo na abertura da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate (Alegrai-vos e exultai) que nos acaba de ser presenteada, no dia da solenidade de São José em 2018.

Sermos santos e santas diante do sistema de morte, do poder do dinheiro – é o convite de Jesus que o Papa agora ecoa.

“À luz do mestre” – escreveu-nos Francisco, há um roteiro, um “plano de voo” para buscar a santidade: as bem-aventuranças (cf. Mt 5, 3-12; Lc 6, 20-23): “Estas são como que o bilhete de identidade do cristão.” (63) Sim, as bem-aventuranças são uma convocação.

Pronunciado em aramaico, o discurso sobre a montanha (em Mateus) ou na planície (Lucas) não foi algo congratulatório. Jesus não felicitava seus ouvintes por sua condição de vida, tão dura, áspera e injusta. Não. Dirigindo-se à assembleia em aramaico ou em hebraico, o Mestre provavelmente usou a palavra ashréi, que quer dizer “andar”, “caminhar”, “marchar”.

Diante de uma multidão de pobres, famélicos, doentes, excluídos da sociedade de sua época, Jesus convocou: “Coloquem-se em marcha a caminho do Reino!”

Ora, o cristianismo é uma religião reinocêntrica. Cristãos e cristãs devem atender ao apelo de Jesus e buscar o Reino onde não haverá mais fome, injustiça, egoísmo, prisões ou exclusões. No cotidiano do Brasil esta caminhada implica uma decidida e corajosa defesa da democracia estraçalhada. Pois o regime da destruição dos direitos, das prisões, da fome que se espalha, do ódio e da violência é em si mesmo “anti-reino”.

mauro-400-2O que se espera dos cristãos e cristãs leigos diante das ameaças à democracia é que atendam à convocação de seu Mestre e marchem corajosamente a anunciar o Reino.

É uma jornada de santificação, pois implica riscos, perigos e, eventualmente, sacrifícios, como testemunham tantos homens e mulheres do povo, verdadeiros mártires. Esta era a compreensão de santidade que tinham as primeiras comunidades cristãs. Todos os seus membros, que caminhavam no seguimento do Mestre rumo ao do Reino sob ameaças e perseguições, chamavam-se entre si de “santos” e “santas”. Ser “santo” ou “santa” não é ser perfeito: é colocar-se a caminho.

Pois bem. Se me socorri de um jesuíta de nome Francisco para escrever brevemente sobre o que fazer, peço agora a ajuda de um franciscano, Dom Severino Clasen, bispo de Caçador e presidente da Comissão do Laicato da CNBB, para uma breve anotação sobre os leigos e as leigas que estão na provocação deste artigo.

Em entrevista em 13 de abril, durante a 56ª Assembleia Geral da CNBB, Dom Clasen afirmou que “os leigos não só pertencem à Igreja, mas são Igreja”. Mais ainda, indicou que, a partir do Batismo, não existem categorias superior e inferior de cristãos, mas todos são “Igreja povo de Deus”.

É preciso coragem para afirmar que não existem superiores e inferiores numa Igreja marcada pelo clericalismo e pelo espírito monárquico. Dom Clasen, inspirado pelos Evangelhos e pela Lumen Gentium, ilumina uma questão essencial: o chamado à santidade está dirigido a todos aqueles e aquelas que desejam seguir o Mestre, pois eles todos são a Igreja, comunidade dos crentes.

Não é uma convocação especial às pessoas ordenadas. Elas não têm um “dom especial” nem capacidades ou qualidades distintivas para o seguimento do Mestre e o caminho de santidade.

É para todos, todas.

Lembramos sempre do santo que, tenho certeza, aquece o coração de toda pessoa que lê este texto. Ele era leigo. Francisco.

Que seu espírito nos encoraje a testemunhar o Mestre e seu Reino neste tempo de trevas.


mauro-150*Mauro Lopes é jornalista. Foi missionário na Pastoral do Povo da Rua
de São Paulo, ministro da Eucaristia e da Palavra na Paróquia
São José (na favela de Paraisópolis em São Paulo),
teve dois anos de experiência de vida monástica e hoje vive
a vida escrevendo e rezando. É autor do blog Caminho Pra Casa.

Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free online course
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course