Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sábado da 27ª Semana do TC

  • Primeira leitura
  • Salmo responsorial
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
Joel 4,12-21

Assim fala o Senhor: 12 “Levantem-se e ponham-se em marcha os povos rumo ao vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor. 13 Tomai a foice, pois a colheita está madura; vinde calcar, que o lagar está cheio: as tinas transbordam, porque grande é a sua malícia. 14 Povos e mais povos no vale da Decisão: o dia do Senhor está próximo no vale da Decisão. 15 Escureceram o sol e a lua, e as estrelas perderam o brilho. 16 Desde Sião rugirá o Senhor, fará ouvir sua voz desde Jerusalém; tremerão céus e terra, mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel. 17 Sabereis, então, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos. 18 Acontecerá naquele dia que os montes farão correr vinho e as colinas manarão leite; aos regatos de Judá não há de faltar água, e da casa do Senhor brotará uma fonte que irá alimentar a torrente de Setim. 19 O Egito será devastado e a Idumeia, devastada e deserta, por causa de suas atrocidades contra os filhos de Judá, derramando sangue inocente em suas terras. 20 Judá será habitada para sempre e Jerusalém, por todos os séculos. 21 Vingarei meu sangue, não o deixarei sem castigo”. O Senhor está habitando em Sião.

Palavra do Senhor.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl 96(97)
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Deus é rei! Exulte a terra de alegria, / e as ilhas numerosas rejubilem! /
Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, / que se apoia na justiça e no direito. – R.

As montanhas se derretem como cera / ante a face do Senhor de toda a terra; /
e assim proclama o céu sua justiça, / todos os povos podem ver a sua glória. – R.

Uma luz já se levanta para os justos, / e a alegria, para os retos corações. /
Homens justos, alegrai-vos no Senhor, / celebrai e bendizei seu santo nome! – R.

Lucas 11,27-28

Naquele tempo, 27 enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28 Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

Palavra da salvação.

“Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus”.

Uma mulher levanta a voz para proclamar a grandeza de Jesus e de sua Mãe a Virgem Maria. O Evangelho de hoje nos diz algo semelhante à visita de Maria a sua prima Isabel, que grita de alegria quando Maria chega.

Jesus nos diz que são muito mais felizes aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a colocam em prática. Não só ouvir e esquecer logo depois, mas de ouvir, meditar e colocar em prática em nossa vida. Como verdadeiros cristãos, filhos e filhas de Deus Pai, devemos ser obedientes à sua Palavra. É bem-aventurado quem guarda no coração o ensinamento de Jesus. Junto dele alcançamos sua copiosa redenção.

Reflexão dos Noviços da Província

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.