Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

3º domingo do Advento

  • Primeira leitura
  • Salmo
  • Segunda Leitura
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra

Isaías 35,1-6.10

1 Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2 Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3 Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4 Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5 Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6 O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos. 10 Os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.

Palavra do Senhor.

Sl 145(146)

Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!

O Senhor é fiel para sempre, / faz justiça aos que são oprimidos; /
ele dá alimento aos famintos, / é o Senhor quem liberta os cativos. – R.

O Senhor abre os olhos aos cegos, / o Senhor faz erguer-se o caído; /
o Senhor ama aquele que é justo, / é o Senhor que protege o estrangeiro. – R.

Ele ampara a viúva e o órfão, / mas confunde os caminhos dos maus. /
O Senhor reinará para sempre! / Ó Sião, o teu Deus reinará. – R.

Tiago 5,7-10

Irmãos, 7 ficai firmes até a vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. 8 Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. 9 Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10 Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.

Palavra do Senhor.

Mateus 11,2-11

Naquele tempo, 2 João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos para lhe perguntarem: 3 “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?” 4 Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5 os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6 Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” 7 Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8 O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9 Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10 É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11 Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele”.

Palavra da Salvação.

“És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”.

São João Batista é ainda hoje grande exemplo de conversão e adesão total ao projeto de Deus. Negando a si e aos prazeres do mundo, viveu de forma intensa a radicalidade da Palavra do Pai. Levou a cabo, durante a sua peregrinação terrestre, uma vida de inteira dedicada ao anúncio da mensagem de Deus e preparando os homens para a grande chegada do Filho do Altíssimo na humanidade. Rejeitado, assim como Cristo, foi violentamente decapitado deixando grande inspiração aos seus seguidores e dos que seriam os futuros cristãos.

A vida do seguimento de Cristo não é fácil, porém nada infeliz. Consiste numa constante entrega e negação do próprio bem estar para se abrir ao amor do próximo. Muitos tormentos são certos neste caminho, mas uma coisa é garantida, a perfeita felicidade. Deixemo-nos guiar pelo exemplo de São João e preparemos corretamente nosso espírito para a chegada de Jesus neste Natal.

Reflexão feita pelos noviços.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.