Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

3ª-feira da 4ª Semana do Advento

  • Primeira leitura
  • Salmo responsorial
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
1 Samuel 1,24-28

Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor, em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida”. E adoraram o Senhor.

Palavra do Senhor.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl 1Sm 2
Meu coração exultou no meu Senhor, salvador.

Exulta no Senhor meu coração, / e se eleva a minha fronte no meu Deus. /
Minha boca desafia os meus rivais / porque me alegro com a vossa salvação. – R.

O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, / mas os fracos se vestiram de vigor. /
Os saciados se empregaram por um pão, / mas os pobres e os famintos se fartaram. /
Muitas vezes deu à luz a que era estéril, / mas a mãe de muitos filhos definhou. – R.

É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, / faz descer à sepultura e faz voltar; /
é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, / é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. – R.

O Senhor ergue do pó o homem fraco, / e do lixo ele retira o indigente, /
para fazê-los assentar-se com os nobres / num lugar de muita honra e distinção. – R.

Lucas 1,46-56

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Palavra da salvação.

“O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor”.

São Lucas atribui à Santíssima Virgem Maria um cântico de louvor ao Deus Altíssimo por tudo aquilo que Ele havia realizado na vida de sua serva. Esse cântico, conhecido como “Magnificat”, contem em si a essência da fé da mãe de Jesus, ele é sinal de gratidão à Deus que cumpre as suas promessas.

O Messias prometido, aguardado com carinho pelo povo hebreu durante muitos anos, é realidade no ventre de Maria, Ele veio (e virá) para dar vida aos pobres e humilhados, para derrubar os soberbos. Cristo se encarnou por amor, para nos mostrar que o projeto de salvação do Pai é para todos, por isso é preciso vencer a tentação do egoísmo, do poder que oprime, da violência, para que o Reino de Deus ganhe força no nosso meio. Sua mensagem é de vida para todos, sem distinção, e é por crer nisso que Maria “se alegra em Deus, nosso Salvador”.

Reflexão dos Noviços da Província

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.