Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

2ª-feira da 4ª Semana do Advento

  • Primeira leitura
  • Salmo responsorial
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
Cântico 2,8-14

8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades. 10O meu amado me fala, dizendo: “Levanta-te, minha amada, minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores, chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante”.

Palavra do Senhor.

Leitura opcional: Sofonias 3,14-18.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl 32(33)
Ó justos, alegrai-vos no Senhor! / Cantai para o Senhor um canto novo!

Dai graças ao Senhor ao som da harpa, / na lira de dez cordas celebrai-o! /
Cantai para o Senhor um canto novo, / com arte sustentai a louvação! – R.

Mas os desígnios do Senhor são para sempre, † e os pensamentos que ele traz no coração, /
de geração em geração, vão perdurar. / Feliz o povo cujo Deus é o Senhor /
e a nação que escolheu por sua herança! – R.

No Senhor nós esperamos confiantes, / porque ele é nosso auxílio e proteção! /
Por isso o nosso coração se alegra nele, / seu santo nome é nossa única esperança. – R.

Lucas 1,39-45

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Palavra da salvação.

“Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me?”.

Maria é aquela que se fiou inteiramente na promessa do Senhor. Sua atitude demonstra uma fé madura, ela sabia das dificuldades que enfrentaria, sabia que ser mãe do Salvador implicaria renúncias a ela, mas ela não se deixa abalar e mais uma vez nos dá um exemplo a seguir. Ela, sendo mãe do Rei dos reis, põe-se a serviço de Isabel, sua prima.

Somos muitas vezes ingratos com os dons que recebemos de Deus, somos egoístas e queremos retê-los inteiramente para nós, para a nossa satisfação. Deus mostra-se diferente, Deus revela-se servidor, humilde, sempre a serviço do próximo e nisso consiste a sua grandeza. A sua lógica é a da partilha dos bens, dos dons, da vida. Isabel exulta de alegria na presença de Maria, porque ela carregava nas suas entranhas o Filho de Deus. Nós também somos portadores da graça de Deus e devemos partilhar dessa alegria para com aqueles que necessitam.

Reflexão dos Noviços da Província

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.