Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

28º Domingo do Tempo Comum

  • Primeira leitura
  • Salmo
  • Segunda Leitura
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
Sabedoria 7,7-11

7 “Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. 8 Preferi a sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; 9 a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama. 10 Amei-a mais que a saúde e a beleza e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. 11 Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos.”

Palavra do Senhor.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl 89(90)
Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, / e exultaremos de alegria!

Ensinai-nos a contar os nossos dias / e dai ao nosso coração sabedoria! /
Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? / Tende piedade e compaixão de vossos servos! – R.

Saciai-nos de manhã com vosso amor, / e exultaremos de alegria todo o dia! /
Alegrai-nos pelos dias que sofremos, / pelos anos que passamos na desgraça! – R.

Manifestai a vossa obra a vossos servos, / e a seus filhos revelai a vossa glória! /
Que a bondade do Senhor e nosso Deus † repouse sobre nós e nos conduza! /
Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho. – R.

Hebreus 4,12-13

12 A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13 E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas.

Palavra do Senhor.

Marcos 10,17-30 ou 17-27

[Naquele tempo, 17 quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” 18 Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19 Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20 Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21 Jesus olhou para ele com amor e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” 22 Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24 Os discípulos se admiravam com essas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27 Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.] 28 Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29 Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições -, e, no mundo futuro, a vida eterna”.

Palavra da salvação.

“Vende tudo o que tens e segue-me!”

Jesus quer dos discípulos a pobreza e a obediência. Pobreza do desprendimento afetivo, mas também pobreza afetiva que dá liberdade, favorece o desapego.

Não pode servir a dois senhores, o dinheiro é um senhor exigente que sufoca a palavra do evangelho, faz esquecer o essencial, a soberania de Deus, bloqueia no caminho da perfeição os corações mais bem dispostos. O dinheiro se torna mal quando coloca nele sua riqueza última e faz dele o seu deus. O dinheiro nos ajuda a fazer o bem, com ele conseguimos dar pão aos famintos, ele pode ser um símbolo de caridade, quando usado em favor dos homens. Que o Senhor nos ajude a sermos desprendidos dos bens da terra e estarmos mais disponíveis para com os nossos irmãos pobres.

Reflexão dos Noviços da Província

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.