Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Batismo: “fonte de todas as vocações”

30/06/2012

batismo

Frei Luiz Iakovacz 

A primeira experiência deste mês temático aconteceu em 1970, na Diocese de Novo Hamburgo (RS). A cada ano que passava, outras paróquias foram aderindo. Vendo que a semente produzia bons frutos, a CNBB oficializou “Agosto, Mês Vocacional”, em 1981.

Qual é o seu sentido?

O objetivo é valorizar o Sacramento do Batismo, pois ele é a “Fonte de todas as Vocações”.

Na primeira semana, refletimos sobre o Sacerdócio, e suplicamos que os Padres, a exemplo de Cristo e de seu padroeiro São João Maria Vianney, possam “cuidar do rebanho, não por imposição, mas de livre e espontânea vontade; não por causa de lucro interesseiro, mas com generosidade; não como donos, mas como modelos do rebanho” (1Pd 5,2-3).

No segundo domingo, por ser o Dia dos Pais, recordamos a vocação de “gerar a vida” e, através dela, continuar a obra criadora de Deus. A paternidade é um dom tão maravilhoso que o salmista se extasia, quando chama o próprio Deus de Pai: “Tu és meu filho, eu, hoje, te gerei” (Sl 2,7).

É, também, a Semana da Família, com programações diocesanas e paroquiais.

Na festa da Assunção de Nossa Senhora, celebramos a Vocação Religiosa.

Maria, através do seu “sim”, abandonou-se, completamente, em Deus; assim, também, os Religiosos e Religiosas, pelos votos, comprometem-se a seguir Jesus Cristo em sua radicalidade, pois Ele lhes propõe: “Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me” (Mt 19,21);  mais ainda:  “Quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos por causa de Mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos,  junto com perseguições. E, no futuro, a vida eterna” (Mc 10,29-30).

No último domingo, recordamos a Vocação dos Leigos, especialmente, as catequistas. Os leigos são convocados a serem “fermento na massa” (Lc 13,21), “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13), não só na família e no trabalho profissional, mas também na política.

Por isso, é a vocação mais abrangente porque atinge a sociedade como um todo.

 Concluindo, podemos dizer que todo o cristão é convocado a viver sua vocação, dentro e fora da Igreja, como também, rezar ao “Senhor da messe que envie operários à sua messe” (Mt 9,38). Uma coisa é certa: Deus faz a sua parte. Se fizermos a nossa, “um novo mundo é possível”.

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
udemy course download free
download lava firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado