Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A fé

05/06/2012

curso_escoladafe_1parte

1. INTRODUÇÃO.

Necessidade de Aprendizagem Contínua é um ditado da condição humana moderna. Ela se faz presente em todo o nosso agir. Há uma pressão por resultados cada vez mais adequados, melhores, mais perfeitos. O mesmo se aplica no campo do conhecimento da Vida Cristã.

Há um velho ditado que diz: ninguém ama aquilo que não conhece. Isso tem aplicação geral. Abrange todas as ciências, todas as formas de conhecimento, inclusive a matemática, aparentemente, a mais fria, até metafísica mais especulativa. Mas, o que dizemos é ainda mais válido quando falamos em amar pessoas, quer humanas, quer divinas.

No campo do conhecimento, o amor de pessoa para pessoa, esse principio é ainda mais crucial.
Quem ama alguém tem lá no fundo da alma um desejo, nem sempre claro: quer ser o primeiro, o número 1, aquele que mais ama a pessoa amada. Mas, isso só é possível e mais duradouro, se aquele que ama é também quem mais conhece a pessoa amada, sobretudo os traços que são únicos, inacessíveis para a maioria.

Essas coisas fazem parte da estrutura mais profunda do ser humano, pois é a mais importante fonte de satisfação e realização pessoal. É uma simbiose entre coração e mente, conhecimento e amor, pessoa que ama e pessoa amada. Aí se estabelece uma verdadeira cumplicidade: para amar mais faz-se necessário conhecer mais. E para conhecer mais é indispensável amar mais. É um perfeito círculo virtuoso. A fonte do conhecimento radica-se cada vez menos na inteligência e na razão, passando para uma compreensão-amor.

A história da Criação e da Salvação da humanidade pode ser toda lida com uma história de um desejo eterno e inefável de Deus: dar-se a conhecer. Quando Jesus afirma que Ele é a verdade encarnada está falando disso. Isso tem a ver com a nossa fé em sua manifestação mais bela.

 

2. O que é Fé?

Às vezes, digo que fé não é apenas crença, pois nos Evangelhos os espíritos maus também mostram que crêem em Jesus. Mas precisamos cuidar para não atribuir menos valor à crença. Quanto mais clara, mais direcionada e mais forte minha crença, se o objeto dela for a Verdade, melhor.

Um problema coloca-se logo no início.
Para discutir e estudar o que é fé e para compreendê-la cada vez mais já se requer um estado de alma “sui generis”: atitude de abertura, de aceitação, controle das tendências ao ceticismo, a aceitação de que podem existir verdades que vão além do alcance das ciências e a existência de realidades espirituais. Mas, isso já é qualificado de graça, ou seja, dom divino. Quando Pedro confessa em Cesaréia de Felipe que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, Jesus lhe garante que isso tem a ver com o Pai que está nos céus (Mt, 16,17). Não é fruto só da mente de Pedro.

O Catecismo da Igreja Católica afirma que fé é dom de Deus, é uma graça. Reserva-lhe um lugar todo especial no corpo doutrinal. Integra a trindade das assim chamadas Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Amor “que adaptam as faculdades do homem para participar da natureza divina” (n. 1812).

Então já podemos dizer alguma coisa sobre o que a Fé não é. Fé não é resultado de raciocínio. Não é também fruto de sentimentos. Não é emoção. Também não é algo mensurável. Há pessoas que gostam de falar, em situações difíceis, que tem muita fé. Acredito que só mesmo Deus sabe o quanto de fé cada um tem.

Voltemos ao que podemos chamar de processo fé, ou seja, como o exercício da fé se desenrola.

Crer e acreditar é também parte de nossas relações mais profundas com outros seres humanos. Podemos pensar na decisão que leva ao casamento. Ela não se dá porque alguém conhece perfeita e cientificamente a pessoa amada. Também não se dá por frio cálculo de reflexão. Na verdade, alguém casa porque acredita na pessoa amada. “Eis o único modo de conhecer para tudo o que é grande e total em nossa vida. Por isso – e numa dose muito mais forte – é pela fé que conhecemos o Criador que se nos revela” (O Novo Catecismo – A Fé para Adultos, Ed. Loyola, 2ª edição, Loyola, p. 338).

O verdadeiro exercício da fé envolve todo o nosso ser, o núcleo mais profundo de nossa identidade. Com a palavra, novamente, O Novo Catecismo, na página citada. “Em nosso ser íntimo, lá onde fala nossa consciência moral, existe a convicção de que é bom acreditar. O que é mais profundamente valioso é também mais profundamente verdadeiro”.
(aqui veria bem uma dinâmica participativa de todos os ouvintes)

Eu falava acima que Deus quer fazer-se conhecido. Por isso Deus apresenta-se no longo processo de formação de Seu Povo Eleito no A.T. e “na plenitude do tempo”, através de sua encarnação no homem Jesus de Nazaré, de sua vida, seus ensinamentos, sua Páscoa. A brevíssima obra de Jesus é coroada com a formação do Povo de Deus da Nova Aliança, a Igreja de Cristo, portadora e em contínuo diálogo com o mesmo Deus e Senhor, através do Espírito Santo, também chamado de Espírito de Jesus.

Ouçamos um alerta do mesmo Catecismo à página 339. “Mas esta revelação concebê-la-íamos erradamente se a considerássemos como um grande sistema de verdades já totalmente pronto. Antes de mais nada é ela mensagem e luz: luz de Deus sobre nossa vida, sobre a História, sobre o bem e o mal, sobre a morte, sobre o próprio Deus, sobre o caráter eterno e definitivo do amor”. Costumo dizer que a revelação divina é dinâmica e progressiva.

Então, entendemos que crer requer nosso envolvimento ativo e total nessa revelação e nessa vinda definitiva de Deus ao nosso meio.

Por isso podemos dizer que fé é nossa entrega total a Jesus. E, como conseqüência, concluímos que a Igreja é a Fraternidade dos seguidores de Jesus Cristo, é a humanidade crescer em Deus.

Fé é essencial para que possamos ter contato com Deus. Assim foi também para ter contato com Jesus Ressuscitado, inclusive para reconhecê-lo quando aparecia (discípulos de Emaús). Tomé poderia dar-nos a impressão que reconheceu Jesus embora incrédulo. Não podemos esquecer que, anteriormente, ele incitará seus companheiros: “Vamos nós para morrermos com Ele” (Jo 11,16). Portanto, não recusava sua entrega a Jesus. Isso foi definido como fé. O Novo Catecismo, à página 218, afirma: “Com efeito, não nos esqueçamos disto: o Ressuscitado é pessoalmente a Nova Criação. Para que se tenha contato com Ele, necessitas-se do órgão da Nova Criação: a entrega do homem todo ao Espírito de Deus: a fé”.

Quem não estivesse disposto a crer não teria reconhecido Jesus em suas aparições. Isso nos leva a entender o que Abraão fala ao rico separado dos bons no reino dos mortos: “Se não escutam a Moisés e aos profetas também não se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dos mortos” (Lc 16,31). Segundo Bento XVI, isso explica porque teria sido inútil que Jesus aparecesse aos fariseus e autoridades judaicas, citando o mesmo Catecismo.

Bento XVI comentando a parábola dos trabalhadores da vinha (Mt. 20,1-16) traça um paralelo entre os trabalhadores que trabalharam o dia inteiro e, no final, reclamavam porque os que trabalharam uma hora apenas receberam o mesmo denário que eles e os católicos de hoje. Estes costumam reclamar que não pode ser justo Deus aceitar no mesmo céu pessoas de outras crenças que não participaram da vida cristã. Ele diz que a vantagem em trabalhar o dia inteiro consistia em ter fé e certeza da segurança garantida. “Olhamos para as dificuldades do dia a dia cristão e esquecemos de que a fé não é só um peso que nos oprime, mas que também é uma luz que nos dá instruções e guia o nosso caminho e que dá sentido à nossa vida. Da Igreja só vemos a ordem exterior, que limita nossa liberdade, e esquecemo-nos de que ela é para nós uma pátria espiritual, na qual estamos seguros da vida e da morte. Só vemos a carga que temos de carregar, e esquecemo-nos que há a carga dos outros, mesmo que nós nada saibamos dela. Mas, acima de tudo: que atitude tão estranha é esta, que faz com que já não achemos o serviço cristão recompensador, quando, mesmo sem ele, podemos obter o denário da redenção? Parece que não queremos ser recompensados com a nossa redenção, mas, acima de tudo com a condenação dos outros, tal como os trabalhadores da primeira hora. Embora esta seja uma postura extremamente humana, a parábola do Senhor tem por objetivo tornar-nos enfaticamente conscientes do quão pouco cristã essa postura também é. Quem põe como condição para o seu serviço como cristão a condenação dos outros, no fim, só se pode afastar a resmungar, pois este tipo de recompensa contradiz a benevolência de Deus” (Do Sentido de Ser Cristão, editora Principia, pp 44-45).

Frei Hipólito Martendal, OFM.

TEXTO EM PDF PARA IMPRESSÃO

 

 

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free