Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa reza pelos pequenos agricultores

05/04/2016

Notícias

papa-abril-820Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco divulgou uma mensagem, nesta terça-feira (05/04), sobre as intenções de oração do mês de abril para o Apostolado de Oração.

Eis o texto proferido pelo pontífice na vídeomensagem:

“Obrigado, camponês. O teu contributo é imprescindível para toda a humanidade. Como pessoa, filho de Deus, mereces uma vida digna. Mas… pergunto-me: Como são retribuídos os teus esforços?
A terra é um dom de Deus. Não é justo utilizá-la para favorecer apenas alguns, despojando a maioria dos seus direitos e dos seus benefícios.
Gostaria que pensasses nisso e unisses a tua voz à minha por esta intenção: que os pequenos agricultores recebam a justa compensação pelo seu precioso trabalho.”

Na Encíclica Laudato Si, o Papa Francisco já havia manifestado sua preocupação com os pequenos agricultores, chamando a atenção para o fato de que os pequenos produtores produzem menos resíduos que as grandes empresas, e por isso mereciam ser mais valorizados e incentivados para melhorar sua ação.

O Pontífice também afirma na Laudato Si:

“Para enfrentar os problemas de fundo, que não se podem resolver com ações de países isolados, torna-se indispensável um consenso mundial que leve, por exemplo, a programar uma agricultura sustentável e diversificada, desenvolver formas de energia renováveis e pouco poluidoras, fomentar uma maior eficiência energética, promover uma gestão mais adequada dos recursos florestais e marinhos, garantir a todos o acesso à água potável.” (Laudato Si, nº 164)

O vídeo do Papa é uma iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado da Oração, em parceria com Centro Televisivo Vaticano (CTV). As intenções anteriores foram pelo Diálogo Inter-religioso, Pela criação e Pela família.

Confira abaixo: