Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Gratidão e esperança marcam a despedida dos frades na Paróquia Santa Clara

24/01/2020

Notícias

Érika Augusto

Bauru (SP) – A comunidade da Paróquia Santa Clara, em Bauru (SP), despediu-se dos franciscanos na noite de quinta-feira (23/01), durante Celebração de Ação de Graças, que marcou a entrega da Paróquia aos cuidados da Diocese. A Missa, presidida pelo bispo emérito de Bauru e frade desta Província, Dom Caetano Ferrari, começou com um clima melancólico, mas aos poucos a tristeza foi dando lugar à esperança e à gratidão. Frei Gustavo Medella, Vigário Provincial, concelebrou. Também estiveram presentes Frei Ademir Sanquetti, atual pároco, e Frei André Becker.

Frei Gustavo agradeceu à Diocese de Bauru pela confiança e espírito de familiaridade e acolhida com que sempre os frades foram recebidos. “Aqui encontramos verdadeiros irmãos e parceiros na missão da evangelização”, testemunhou o Vigário Provincial.

Dom Caetano recordou que em 2001, ano de criação da Paróquia, ele era o Ministro Provincial da época. Por isso, acompanhou de perto os primeiros passos da comunidade que estava sendo desmembrada da Matriz Santo Antônio. Frei Benedito Gonçalves, o Frei Dito, foi lembrado com muito carinho pelos presentes. Ele foi o primeiro pároco local, entre 2001 e 2003, voltando novamente entre 2006 e 2009.

Em sua homilia, Dom Caetano destacou que a liturgia do dia ressalta três aspectos que também estão muito presentes na vida da comunidade: a amizade, a oração e a fé. “Esta paróquia tem uma história de muita amizade, carinho e amor. Ela nasceu e se desenvolveu com muita reza, por isso é fruto de muita oração. A fé está na base desta comunidade. A fé do povo, dos freis e das famílias, nos muitos momentos de oração celebradas nas casas”, declarou o bispo franciscano.

Para ele, celebrar em ação de graças significa ter um coração grato pelo passado, sem medo de olhar com esperança para o futuro. “Em nome da Diocese de Bauru, temos um sentimento muito profundo de gratidão aos frades, mesmo com dor no coração. Entendemos o motivo da Província e aceitamos com humildade esta decisão. Nesta Paróquia, o franciscanismo tem raízes bem profundas e nossa promessa é que esta chama não irá se apagar”, assegurou Dom Caetano.

Não perder de vista o ponto de partida

Em nome do Conselho de Pastoral, Fátima Ferre dirigiu algumas palavras aos frades. Ela afirmou que, apesar da dor da despedida, a comunidade não perderá de vista o ponto de partida, recordando o ensinamento da padroeira, Clara de Assis. “Lembranças não nos faltam. Ensinamentos, partilhas e vivências franciscanas cravaram nossa alma. O correto hoje seria dizer: ‘Vamos, pois nada ou quase nada fizemos’. Sem perdermos o nosso ponto de partida, continuaremos a nossa caminhada em busca da perfeita alegria. Hoje, o nosso coração se alegra por estas lembranças e é grande a nossa gratidão por tantos ensinamentos, realizações e conquistas em nossa Paróquia”, agradeceu a leiga.

Frei Ademir relatou que em 2018, quando foi transferido como pároco das duas paróquias – Santo Antônio e Santa Clara – confessou que não conseguiria assumir tal responsabilidade. Mas, emocionado, testemunhou que a comunidade dividiu com ele o peso da função. Segundo o frade, o que se encerra neste momento é o compromisso dos frades como administradores, e não como amigos, uma vez que os frades permanecem em Bauru, na Paróquia Santo Antônio.

Frei André Becker aconselhou os presentes a voltarem sempre à fonte, ao primeiro amor. “O Papa Francisco tem nos recomendado voltar à fonte. Foi esta a grande busca de Francisco e Clara: retomar a fonte do Evangelho”, recordou o frade. Ele confessou que ainda estava “namorando” a comunidade, pois estava há pouco mais de um ano, mas que lá encontrou muitas pessoas simples e de coração aberto. No final da celebração, Frei Gustavo agradeceu os frades presentes, representando todos os frades que passaram pela Paróquia Santa Clara.

A comunidade apresentou um vídeo celebrativo, recordando os principais momentos da Paróquia em seus 18 anos de vida e nos 12 anos que precederam a criação da Matriz. Entre os testemunhos, Frei Alessandro Dias do Nascimento, antigo pároco; além de Frei Diego Melo, coordenador do Serviço de Animação Vocacional, e Frei Gabriel Dellandrea, frade estudante do tempo de Teologia.

Frei José Raimundo de Souza, que atualmente é vice-mestre da Filosofia no Convento São Boaventura, em Rondinha (PR), emocionou os presentes com seu testemunho. O Frei Zezinho, como é conhecido no local, é fruto da comunidade. Ali ele passou a infância e recebeu os sacramentos da iniciação cristã. Em 11 de janeiro de 2009, ele recebeu o hábito franciscano. Em 25 de agosto de 2018 ele foi ordenado presbítero na Paróquia Santo Antônio, em Bauru, e no dia 26 de agosto celebrou sua primeira Missa neste local, onde hoje os frades encerram sua missão como administradores.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO