Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Santo Antônio elege novo Conselho

26/03/2015

Notícias

duque-820

Duque de Caxias (RJ) – A Fraternidade Franciscana Secular Santo Antônio, de Duque de Caxias (RJ), realizou no último final de semana o seu Capítulo Eletivo. Com muita alegria e singeleza de coração os irmãos e irmãs presentes elegeram o novo conselho que irá guiar e animar a fraternidade no triênio 2015-2018.

A eleição foi presidida pelo irmão Arion Silva, Ministro do Regional Sudeste 2, vinculado á Ordem Franciscana Secular (OFS), e pelo Frei Francisco Antônio da Silva, OFMConv., um dos assistentes espirituais do Regional Sudeste 2. Também esteve presente ao capítulo o diácono João Quirino, da Diocese de Duque de Caxias, e membro da equipe pastoral da Paróquia Santo Antônio.

Frei Francisco destacou a importância da unidade para que a fraternidade seja alegre e cresça espiritualmente e continue fortalecendo os laços fraternos entre os irmãos como é desejo do próprio Cristo: que todos sejam um conforme a unidade perfeita da Santíssima Trindade. Em seguida, o ministro regional deu início ao Capítulo Eletivo invocando o Espírito Santo para guiar e iluminar as mentes e os corações dos irmãos para essa importante etapa da vida fraterna. Contente por estar presente em mais um capítulo na Fraternidade Santo Antônio, o ministro regional destacou que os capítulos são celebrações em que louvamos o Senhor pelas graças alcançadas e celebramos a vida em fraternidade e o serviço aos irmãos.

Após a verificação dos requisitos regulamentares para a realização do Capítulo Eletivo e da confirmação da indicação dos nomes na prévia que antecedeu as eleições, o coordenador do distrito procedeu com a deposição regulamentar dos cargos dos atuais mandatários e iniciou o pleito que elegeu as irmãs Aline Milani Romeiro Pereira (ministra), Isabel Galdino da Silva (vice-ministra), Vilma Marcos Peixoto (secretária), Maria Magda Guimarães de Farias (tesoureira) e Maria Aparecida Carvalho dos Santos (formadora).

duque-600O rejuvenescimento da fraternidade é fruto do trabalho vocacional que vem sendo desenvolvido pelos irmãos e pela assistente, Ir. Maria Madalena Martins de Souza, a partir do aprofundamento da formação, e da divulgação do carisma franciscano na paróquia e diocese.

A fraternidade e o novo conselho agradecem, em especial, a todos os irmãos que no último mandato responderam ao chamado de servir ao conselho da fraternidade com humildemente e zelo pelos irmãos. A fraternidade possui, hoje, um bom número de simpatizantes e conta com quatro irmãos na etapa de iniciação e dois simpatizantes.

Na véspera de completar seu aniversário, a ministra eleita recebeu de presente do Onipotente e Bom Senhor duas grandes dádivas: a graça de servir como irmã menor no conselho local da fraternidade e o dever de zelar pela vida de cada irmão que o Senhor lhe confiou pastorear.

Que o Senhor, fonte de todas as graças, possa recompensar a todos com muitas bênçãos e consolos espirituais. Louvemos e bendizemos ao Senhor que entre nós faz maravilhas!

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares, pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical” (São João Paulo II).