Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Animais têm um dia de muitas bênçãos na Festa de São Francisco

02/10/2012

Notícias

Nesta quinta-feira, 4 de outubro, é dia de festejar e celebrar com São Francisco de Assis, o Patrono da Ecologia. Este santo franciscano viveu há mais de 800 anos, mas sua mensagem continua sempre atual, principalmente quando se fala muito de ecologia e sustentabilidade em nossos dias.

Um pouco desta manifestação do carisma franciscano poderá ser visto nas paróquias, igrejas e conventos dos frades franciscanos. Na Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Clementino, que também é sede da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, as celebrações começarão bem cedo. Dois fortes momentos celebrativos acontecerão ao meio-dia e às 20 horas, com a Missa Ecológica, que reúne os animais dentro da igreja.

Segundo o pároco da Vila Clementino, Frei Djalmo Fuck, para este santo franciscano, o que importa é promover no mundo a fraternidade universal. “Não são seus irmãos somente os seres humanos, mas toda a criação é convidada a dar graças ao nosso Pai Criador. São Francisco de Assis é um homem misericordioso, compassivo, alegre, livre, cortês, serviçal, menor e irmão universal. Esse homem ecológico viveu há 800 anos e é mais atual do que a nossa sociedade. Nós é que somos velhos perto dele”, dispara Frei Djalmo.

Os frades, contudo, estarão dando a bênção às pessoas e aos animais durante todo o dia.
As Missas serão celebradas nos seguintes horários: às 7h00, 9h00, 11h00, 12h00, 15h00, 16h00, 17h00, 18h00, 19h00 e 20h00.

Nesta Paróquia, haverá ainda uma feirinha de adoção e atendimento clínico e veterinário de animais grátis no Salão São Francisco, ao lado da igreja. “Teremos também o famoso bolo de São Francisco na frente da igreja, com as medalhinhas do lobo de Gúbio”, explica o pároco Frei Djalmo, informando que neste ano, pela primeira vez, os animais também terão um bolo especial para eles, em forma de osso, que será distribuído às 17 horas.

Os franciscanos desta Província da Imaculada também atendem o Convento São Francisco, no Largo São Francisco, e a Paróquia Santo Antônio do Pari. Nestes dois locais haverá Missas e bênçãos dos animais durante todo o dia.
São Francisco foi proclamado Patrono da Ecologia pelo Papa João Paulo II no dia 29 de outubro de 1999.

Endereços:
Paróquia São Francisco de Assis
Rua Borges Lagoa, 1209, Vila Clementino
Telefone: (11) 5576-7960

Convento São Francisco
Largo São Francisco 133
Telefone: (11) 3291-2400

Paróquia Santo Antônio do Pari
Praça Padre Bento, 13 – Pari
Telefone: (11) 3311-0513