Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Caminho formativo

O Caminho Formativo

A formação na Província é organizada em diversas etapas e faixas etárias, respeitando em cada uma a gradualidade e a especificidade, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade no aperfeiçoamento, na atualização e no revigoramento da vida e da atividade dos Frades.

Em todo esse serviço a Província dedica especial atenção na escolha e formação espiritual e pedagógica de frades que assumem o cuidado espiritual e fraterno de outros frades e candidatos, ajudando cada qual a crescer na maturidade humana e vocacional. O Ministro Provincial confia esses irmãos aos frades guardiães e formadores, chamados de mestres ou orientadores, que realizam seu trabalho em colaboração com toda a fraternidade e servindo-se da ajuda de outros profissionais, tanto para o discernimento vocacional como para a formação do homem novo, autenticamente livre. Fundamental é que o formador partilhe a própria experiência “nos caminhos que levam a Deus” e aponte para os modelos referenciais de Jesus Cristo, São Francisco e outros colhidos na história e tradição da Igreja e da Ordem.

Acolhimento pelo Serviço de Animação Vocacional

Nesta etapa, o jovem incia o processo de discernimento vocacional através de encontros que ocorrem nas fraternidades ou paróquias onde se apresentou. O jovem atende ao convite de Jesus: “Vinde e vede!” (Jo 1, 39).

Aspirantado
FAVs e Seminário São Francisco de Assis – Ituporanga

Nesta etapa o jovem inicia seu caminho de formação sendo inserido numa vida de oração, estudo, convivência fraterna, lazer e trabalho.

No primeiro semestre, o vocacionado faz uma experiência nas Fraternidades de Acolhimento Vocacional FAV’s (LEIA MAIS AQUI)  e, no segundo semestre continuará essa experiência no Seminário São Francisco de Assis, onde é feito também o cultivo vocacional para adolescentes e jovens, com até 20 anos de idade, e que estejam cursando o Ensino Médio.

Postulantado
Seminário Frei Galvão – Guaratinguetá – SP

O Postulantado é o período durante o qual o candidato pede para abraçar nossa vida, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado.

Nesta etapa de formação, o jovem é chamado a desenvolver uma espiritualidade franciscana, bem como sua sensibilidade para perceber a realidade do mundo, especialmente na atenção para com os pobres, no crescimento humano e na disponibilidade para viver em fraternidade.
A vida espiritual de um postulante é alimentada pelas orações, celebrações comunitárias e com o povo de Deus, pela escuta atenta da Palavra de Deus, através de retiros e outras práticas religiosas franciscanas e da própria comunidade. Já a vida pastoral dos postulantes busca a participação na vida concreta do povo em comunhão com as atividades evangelizadoras da própria Fraternidade.

A vida em fraternidade do jovem postulante prioriza a alegre partilha tanto dos trabalhos manuais, como expressão de serviço aos irmãos, como da própria vida, através do diálogo fraterno entre os próprios postulantes e com o frade responsável diretamente por sua formação, o Mestre de Postulantado. Não faltam as expressões de lazer e espontaneidade, como gratuidade da própria vida doada por Deus, como passeios, recreios, esportes e encontros de convivência com os demais frades e religiosos e religiosas.

Noviciado
Noviciado São José – Rodeio – SC

O Noviciado, com o qual começa a vida na Ordem, é um período de formação mais intensa e tem o objetivo de fazer que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco, impregnem mais profundamente a mente e o coração de seu espírito e, avaliando melhor o chamado do Senhor, comprovem seus propósitos e sua idoneidade.

Ou seja, o Noviciado é um tempo intenso de conhecimento da vida franciscana, de vivência em fraternidade, de estudo, oração e trabalho.

rondinha_261018 (1)

Pós-Noviciado ou Tempo da Profissão Temporária
Convento São Boaventura – Rondinha – PR

O tempo da Profissão temporária é o período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão; além disso, os irmãos se preparam para fazer a Profissão Solene.

Nesta etapa, além de cursar a faculdade de Filosofia por três anos, o neoprofesso na Ordem Franciscana começa também à ajudar nas paróquias, assessorando grupos e assumindo diversas atividades.

Teologia
Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis – RJ

Nesta etapa, o professo temporário ainda se prepara para a Profissão Solene.

O Curso de Teologia tem duração de quatro anos no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ). Nesta etapa é bastante marcante a experiência nos trabalhos pastorais, de preferência nas Comunidades da Baixada Fluminense, onde estão as paróquias da Província, possibilitando assim integrar a reflexão teológica com a vida de fé.

Os frades estudantes residem na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus,  em Petrópolis, e nas Fraternidades São Francisco e Nossa Senhora Mãe Terra em Duque de Caxias (RJ).