Cultura franciscanaIconografia Franciscana

Domenico Veneziano (1405?-1461)

Pintor italiano

Ele foi um dos principais inovadores da pintura no começo do Renascimento em Florença. A pesar de seu nome remeter a Veneza, Domenico di Bartolomeo está vinculado a Florença.

Não se conhece a data de seu nascimento e formação, aparecendo apenas um documento datado de abril de 1438, momento em que ele escreve uma carta de Perugia aos Médici solicitando emprego.

Pode ser que esteve em Florença antes desta notícia devido ao conhecimento que exibe da arte de Fra Angelico, Fra Filippo Lippi e Ghiberti.

Em 1439 se muda para a capital da Toscana a fim de trabalhar nos desaparecidos afrescos da igreja de Sant´Egidio junto ao jovem Piero della Francesca y Bici di Lorenzo.

A pintura flamenca e Andrea del Castagno também serviram a Domenico de referência, embora seu ponto forte seja o estudo da luz e seu efeito na cor, o que dotará de originalidade os seus trabalhos.

Alguns especialistas consideram que Veneziano foi assassinado por Castagno, embora esta tese não se sustente, já que ele morreu em 1457 e Domenico perdeu a vida em 1461.

 

 

Veja imagens