Cultura franciscanaIconografia Franciscana

As Chagas por Orazio Gentileschi

Pintor italiano

O estilo de Caravaggio teve em Orazio Gentileschi um de seus mais importantes discípulos, embora com seus traços particulares.

Orazio nasceu em Pisa em 1563, formando-se no Manierismo (este movimento é resultado da aplicação até o seu extremo das regras fixadas durante o Renascimento) tardiamente.

Como aluno de A. Lomi, conservou desta etapa o gosto pelas cores frias. Em 1585 se mudou para Roma, onde teve contato com as primeiras obras de Caravaggio, decisivo para o seu amadurecimento como artista.

Trabalhou em Roma, Marcas e Gênova, chegando a morar em Paris e Londres.

Suas obras se caracterizam pelo traço perfeito e rico colorido, interessando pelos efeitos luminosos, como no quadro de “Moisés salvo das águas”, do Museu do Prado.

O estilo próprio de Gentileschi influenciará Elsheimer, Maíno e Vermeer e mais tarde teve seqüência com sua filha Artemisia Gentileschi. Este artista italiano faleceu em Londres em 1639.

Confira as duas obras-primas que fez sobre São Francisco de Assis, mostrando o santo depois de receber as Chagas de Cristo. São Francisco é amparado pelo anjo.

 

 

Veja imagens