Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 21/10/2018

A grandeza de doar-se

29° Domingo do Tempo Comum

sabor_211018Mc 10, 35-45


“Quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês” (Mc 10, 44)


No Evangelho deste domingo, Jesus nos recorda que o próprio Deus Altíssimo encarnou-se em Jesus Cristo não para ser servido, mas para servir e, doando a própria vida, levar à salvação a humanidade.

Naquele tempo, os discípulos ainda não tinham compreendido a maneira de Deus agir e salvar o seu povo e desejavam sentar-se nos melhores lugares no Reino do qual Jesus tanto falava. Ainda não compreendiam que esse Reino não se faz como os reinos da terra, que divide as pessoas em mais ou menos importantes e mantém alguns poucos privilegiados. Jesus lhes explica que os poderosos desse mundo mantêm suas posições e privilégios, oprimindo aqueles que eles julgam inferiores, mas que o Reino de Deus não pode ser construído sobre essa base. “Todos vós sois irmãos”, nos diz o Cristo, e é assim que devemos nos tratar.

É preciso reconhecer em nossa vida que ao desejarmos tomar uma posição de destaque, automaticamente estamos almejando estar acima ou levar vantagem em relação às demais pessoas. Essa não é a maneira de Jesus agir e, portanto, não dever ser também a nossa.

Que Deus ajude e conceda a graça de nos reconhecermos pequenos diante de toda a grandeza da criação e de testemunhar a nossa fé, em tudo amando e servindo, como o próprio Cristo fez. Assim seja!

Paz e Bem!

Reflexão feita pelos noviços