Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 16/10/2018

É preciso despojar-se

28ª Semana do Tempo Comum

Memória de Santa Edwiges

sabor_161018Lc 11,37-41


“Aquele que fez o exterior, não fez também o interior?” (Lc 11 40-41)


No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que a verdadeira pureza não vem de fora para dentro, mas de dentro para fora. Sermos pessoas autênticas e verdadeiras todo o tempo, numa contínua ‘purificação do despojamento’.

Há vezes em que podemos cair na tentação de julgar o irmão por aquilo que ele não fez e que para nós é um “pecado mortal”. Assim, não vemos virtudes no outro, mas somente vícios. Contudo, o bom Mestre nos mostra a verdadeira pureza, que se revela na ação de “dar esmola do que possuímos” (Cf. Lc 11, 41), que não é só fazer a caridade em si, mas deixar todas as coisas que ‘pesam’ o nosso ser (preconceito, inveja, murmuração, etc). Logo ficaremos transformados, no amor do Sumo Bem; “tudo ficará puro para nós” (Cf. Lc 11, 41).

Que com a Força do Espírito do Senhor e pela intercessão de Santa Edwiges, que dedicou sua vida numa contínua purificação por meio de seu despojamento total por Amor ao Senhor, possamos viver mais autenticamente junto com os nossos irmãos no amor da comunhão fraterna de Deus. Amém. Paz e Bem.

Reflexão feita pelos noviços.