Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 08/10/2018

Agir com compaixão

27ª Semana do Tempo Comum

Ajudar ao próximoLc 10, 25-37


“O seu próximo foi aquele que praticou misericórdia para com ele.”(Lc 10, 37b)


De onde menos esperamos é que nos vem uma mão estendida, disposta a nos ajudar e é isso o que o Evangelho de hoje nos ensina. Um gesto concreto de alguém que age segundo o Coração do próprio Deus!

Com essas palavras, Jesus nos faz refletir sobre a nossa relação para com o outro: procuramos aliviar ou mesmo curar as feridas do outro, procuramos estender a mão ou ainda fazemos questão de passar longe, ferindo-os ainda mais com a nossa indiferença? Aqui, cabe a nós a reflexão pessoal, avaliando nosso coração e descobrindo nele se agimos em favor do outro por amor ou por peso na consciência, em meio às nossas omissões e tentamos aliviar essa culpa fazendo uma “boa ação”. Se agimos na superficialidade do “fazer”, nunca saberemos de verdade o que foi o amor de Cristo, que estendeu as mãos, doando tudo de si, até a morte de Cruz, por nós, míseros pecadores.

Estamos caídos e vemos o outro assim na estrada da vida e ajudamos ou passamos como se nada tivéssemos vendo? Jesus nos ensina a viver misericórdia, “sendo com o outro” e não “para ele”. Jesus nos convida a entrar nas dores do irmão e curá-lo com doses do vinho da alegria e com o azeite do amor, bálsamos que purificam qualquer ferida!

Cristo é exemplo e espelho! Olhemos para Ele e seremos fiéis mensageiros de teu amor e de tua misericórdia entre os homens. Olhemos o mundo que nos cerca com o olhar de Jesus e aprendamos a viver como ele, o nosso maior exemplo de Perfeição! Que o Senhor nos fortaleça nessa caminhada rumo à construção do seu Reino!

Paz e todo Bem!

Reflexão feita pelos noviços