A InstituiçãoNotícias › 08/10/2018

Canarinhos: Coral das Meninas se apresenta hoje na Paróquia da Vila Clementino

CANARINHOS_210918

O Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (RJ) fará uma única apresentação em São Paulo hoje,  8 de outubro, às 20 horas, na Igreja São Francisco de Assis na Vila Clementino. O repertório, sob a regência do maestro Marcelo Vizani, terá música sacra, folclórica e popular.

“Depois da emocionante apresentação dos Canarinhos de Petrópolis, convidamos você para prestigiar o brilhante Coral das Meninas Canarinhos de Petrópolis. Venha prestigiar e se emocionar!”, convida o pároco Frei Valdecir Schwambach.

Trata-se de uma oportunidade única de ver um dos corais mais tradicionais do gênero no país, que completa no dia 12 de outubro, 30 anos de fundação. “É uma honra participar desta história e estar à frente do Coral das Meninas dos Canarinhos”, afirma o maestro Marcelo Vizani. “As meninas atingiram uma maturidade musical muito grande, saindo-se bem mesmo em obras muito complexas”, explica o maestro, que está à frente do grupo desde 1998. O Coral, sob sua direção, lançou o CD “Memorare”, em 2014.

Mantido pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, o coral foi fundado em 1988 pelo frade franciscano Frei José Luiz Prim, importante nome da história da instituição. Atualmente, 67 cantoras integram o grupo, que já protagonizou grandes apresentações nacionais e internacionais, encantando plateias de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Entre seus concertos memoráveis, destacam-se a participação no Projeto Aquarius, cantando a Sinfonia Nº 8 “dos MIL’ de Mahler. Em 2014, o coro realizou uma série de apresentações ao lado da Orquestra Petrobras Sinfônica e do Coral dos Meninos Canarinhos de Petrópolis em um dos mais importantes palcos do Brasil: o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa de umas das apresentações, estava o clássico da música erudita “O Messias”, de Händel.

O Coral das Meninas faz parte do Instituto Meninos Canarinhos de Petrópolis (IMCP), que foi fundado com o Coral dos Meninos em 1942. É o Coro de meninos é mais antigo do Brasil. Quase três mil vozes passaram pelos Canarinhos de Petrópolis, marcando a história do coro e da música sacra brasileira.

O Instituto, mantido pelos frades franciscanos da Província da Imaculada Conceição, dá a oportunidade para muitas crianças e adolescentes de contar com um ensino musical exemplar e inteiramente gratuito.

Serviço

A Paróquia São Francisco de Assis está localizada na rua Borges Lagoa, 1209, na Vila Clementino. Mais informações: (11) 5576-7970

Conheça mais os Canarinhos pelo site (www.canarinhos.com.br) ou pelo Facebook (http://fb.com/canarinhosdepetropolis).

cartaz canarinhos 2018.indd