Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 27/09/2018

Jesus traz um novo reinado

25º semana do Tempo Comum

sabor_270918Lc 9,7-9


“E queria ver Jesus” (Lc 9,9)


São três os Herodes com os quais nos encontramos de vez em quando: Herodes, o Grande; seu filho, Herodes Antipas; e seu neto Herodes Agripa. O primeiro Herodes é chamado de “o Grande” por causa das construções monumentais que fez na Judeia. Este é o Herodes do tempo do nascimento de Jesus e que mandou matar as crianças de Belém. Esse rei matou muita gente da própria família. Deu início à reforma do segundo Templo, que tinha sido construído com poucos recursos depois do exílio da Babilônia.

O segundo Herodes, Herodes Antipas, era filho de Herodes, o Grande. Depois da morte de seu pai, ele governou a Galileia e a Pereia. Seu irmão, Arquelau, governou a Judeia e a Idumeia. É o Herodes do tempo de Pôncio Pilatos e quem mandou matar São João Batista. Casou-se com Herodíades, sua sobrinha, que tinha sido esposa de seu irmão Filipe. Considerando que Jesus era galileu por ter vindo de Nazaré, Pilatos o enviou a Herodes Antipas.

O terceiro é Herodes Agripa I, neto de Herodes, o Grande. Era irmão de Herodíades. Foi ele quem mandou matar São Tiago, irmão de João, e prender São Pedro. Em resumo, Herodes, o Grande, de quando Jesus nasceu; Herodes Antipas, de quando Jesus morreu; Herodes Agripa, do tempo dos Atos dos Apóstolos. O primeiro Herodes quis ver Jesus para matá-lo. O segundo quis ver Jesus depois de ter matado João Batista.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas.