Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 04/09/2018

Escolher a verdade que liberta

22ª Semana do Tempo Comum

sabor_040818Lc 4,31-37


“Ele manda nos espíritos maus com autoridade e poder, e eles saem” (Lc 4,36b)


No Evangelho de hoje, contemplamos como era o ensinamento de Jesus. Aos sábados, como era costume, ia à sinagoga, onde todos os judeus como ele sempre iam para rezar. Porém, o seu modo de falar era diferente, pois tinha valor, autoridade, sabedoria e força; muito diferente de outros pregadores que só falavam “da boca para fora.” A palavra de Deus encarnada em Jesus é viva e eficaz, faz com que as pessoas se libertem de seus anseios, dúvidas e demônios.

Nos tempos conturbados em que vivemos, onde muitas “vozes” estão a nos falar, pela televisão, rádio, internet, amigos… Muitas vezes nos sentimos perdidos diante de várias opiniões. Muitas pessoas e muitas coisas aparentam ser o que não são, podem muitas vezes nos levar ao erro. E Jesus neste Evangelho mostra-nos que a verdade incomoda.

Todo mal não resiste à força de Deus. Pessoas maldosas, como por exemplo alguns políticos, enganam o povo com soluções mágicas, fantásticas e estapafúrdias, fazendo mau uso da autoridade, e para isso devemos ter clareza e discernimento para não sermos enganados.

Que da escuta atenta deste Evangelho, sejamos transformados e, a partir de hoje, sejamos nós portadores da Palavra de Deus, para sermos também aqueles que expulsam o mal existente em nossas vidas. Assim seja.

Paz e Bem!

Reflexão feita pelos noviços