Folhinha do Sagrado Coração de Jesus celebra 80 anos

A edição do próximo ano da tradicional Folhinha do Sagrado Coração, que já pode ser adquirida pelos milhares de leitores espalhados pelo país e fora dele, é especial. Esta publicação da Editora Vozes celebra 80 anos, já que o primeiro número começou a ser feito e foi apresentado ao público em 1939. Em 1940, a primeira edição chegava aos lares brasileiros para conquistar de vez o coração dos leitores católicos. “A Editora Vozes, ao longo dos seus 117 anos história, publicou centenas e mais centenas de livros e revistas, muitos dos quais fizeram história para a Igreja no Brasil. Dentro desse universo editorial e gráfico, uma das ideias mais geniais foi a criação e o lançamento da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus. Mais do que um sucesso editorial com 80 anos de história, a Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, mesmo se usado o diminutivo “folhinha”, foi grandiosa na sua missão de comunicação, informação e sobretudo de evangelização em milhares de lares brasileiros”, avalia o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel.

folinha-300“Portanto, mais do que um simples calendário, a Folhinha tinha um sentido sacramental de bênção dentro do lar. Daí a frase ‘Sagrado Coração de Jesus, abençoai este lar’. Cada pessoa, ao destacar diariamente a página da Folhinha, além de ler seu conteúdo, experimenta a graça de contemplar e permitir ser contemplada pelo Coração amoroso e misericordioso de Jesus”, lembra Frei Fidêncio.

A Folhinha é composta de uma estampa com imagem do Sagrado Coração de Jesus e de um bloco com o calendário anual, que é encaixado na parte inferior da estampa. Possui conteúdo diversificado de religião até culinária, mensagens e cuidados para com a saúde. Traz indicação litúrgica diária, calendário agrícola e de pesca, fases da lua, pensamentos bíblicos e de autores diversos, datas comemorativas civis e de santos, comentário do Evangelho dominical, concurso bíblico, reflexões, curiosidades e humor. Ela é também editada na versão para mesa, sendo ideal para o ambiente de trabalho.

“A Editora Vozes celebra 80 anos de um importante meio de evangelização cristão, popular e muito querido pelos leitores, e até os dias de hoje presente nos lares brasileiros. Ao mesmo tempo que resgata a história da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, continua a oferecer valores para seu público, sendo-lhe uma companhia diária como fonte de espiritualidade, informação e entretenimento”, celebra o editor Frei Edrian Josué Pasini.

“Desde 1940, temos a Folhinha presente em mais de 600 mil lares brasileiros, levando-lhes a cada dia uma mensagem otimista e cativando toda a família”, diz o frade.

A Folhinha do Sagrado Coração de Jesus é a mais antiga publicação desse formato no Brasil. Jorge Conrado Deister, funcionário da editora na época, foi o primeiro redator da Folhinha.

Uma das primeiras propagandas da Folhinha saiu no periódico publicado pela própria editora, “A Voz de Santo Antônio”, de abril de 1939. Num dos trechos dizia-se que se “tomou por programa de atuação a difusão do culto do Sagrado Coração de Jesus tão tradicional no Brasil católico desde os tempos do Pe. José de Anchieta”. Provavelmente, o nome da Folhinha teve origem nessa devoção.

Em 1959, a Editora Vozes adquiriu a impressora rotativa Pavema, de fabricação alemã, para imprimir especialmente a Folhinha. Em 1940, sua tiragem era de 31 mil exemplares. Em novembro de 1963, a impressão da edição do ano posterior, ultrapassou 1 milhão de exemplares. Em 1982 chegou a exatos 1.260.705 exemplares. Hoje, sua tiragem aproxima-se a 600 mil exemplares.

Nesse tempo em que foi publicada, sofreu mudanças em seu nome: de 1940 a 1959: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus; de 1960 a 1975: Almanaque do Sagrado Coração de Jesus; de 1976 a 1978: Informativo Popular Coração de Jesus; de 1979 até os dias de hoje: retornou ao nome original: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus. Em 1996, a Folhinha começou a apresentar-se também na versão (modelo) para mesa.

ALMANAQUE DE SANTO ANTÔNIO
Como é tradição, durante as festividades em honra de Santo Antônio, o editor Frei Edrian Pasini lança religiosamente o Almanaque de Santo Antônio, uma publicação que vem de uma tradição milenar de egípcios, gregos, romanos e hindus.

Frei Edrian destacou que, historicamente, as pessoas já tiveram contato com outros almanaques, tais como de farmácia, conhecimento geral e também almanaques mais específicos (científicos) ou de outras áreas. “O nosso Almanaque apresenta o calendário civil, litúrgico, agrícola e também o de astronomia. Além disso, ele traz muitos temas tais como: contos, culinária, curiosidades, dicas diversas, temas de ecologia e educação, folclore, e outro destaque são também os passatempos e o cuidado com a saúde”, frisou o editor.

PRODUTOS SAZONAIS
A Editora Vozes já colocou à venda todos os seus produtos sazonais de 2019. Além da Folhinha do Sagrado e do Almanaque Santo Antônio, podem ser adquiridos os seguintes produtos do próximo ano:
– Agenda do Sagrado Coração de Jesus; Calendário de mesa do Sagrado Coração de Jesus; Encontro Diário com Deus; Guia Litúrgico – Ano C; Agendinha Simples; Diário Vozes Luxo; e Meditações para o dia a dia.

Todos esses produtos, incluindo a Folhinha, podem ser adquirida pelos telefones (24) 2233-9029 / (24) 2233-9042 ou pelo e-mail vendas@vozes.com.br.