Vida CristãNotícias › 07/08/2018

Igreja profética é solidária em favor dos pobres e da terra

moema_070818

Organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, rede Igrejas e Mineração, CIDSE (Aliança internacional de organizações católicas para o Desenvolvimento) e o Departamento de Justiça e Solidariedade do CELAM – DEJUSOL, será realizado em Brasília, a partir de hoje (7 de agosto), o II Encontro com as Comunidades Afetadas pela Mineração na América Latina,  que  visa desenvolver novas estratégias de solidariedade e acompanhamento das Igrejas às comunidades atingidas pela mineração na América Latina.

Leiga franciscana e membro do grupo motriz da Rede Igrejas e Mineração, Moema Miranda, uma das coordenadoras do Encontro, afirma que “esta reunião é a continuação da primeira com as pessoas atingidas pela mineração, realizada no Vaticano em 2015. Acolhemos o apelo do Papa Francisco, na Encíclica Laudato Si’, para construir uma grande aliança em defesa da a terra e os pobres”. Segundo ela, este é o momento de a Igreja abrir suas portas para que as comunidades possam construir estratégias alternativas.

Vivemos momentos de trevas e de luz
“A Carta Encíclica do Papa e a Carta Pastoral do CELAM, nos ajudam, nos guiam e nos fortalecem ao avançar para uma Igreja em saída, comprometidos com a terra e as pessoas. Sem regras democráticas claras, as formas de defesa das comunidades tornam-se muito mais arriscadas. E também sentimos a necessidade urgente de uma maior coordenação no fortalecimento e defesa das comunidades que estão sob séria ameaça, a completa falta de respeito pela lei, mesmo quando existem leis, ambientais e sociais”, lembra Moema.

LEIA A ENTREVISTA COM MOEMA MIRANDA

veja o video