Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 09/08/2018

Deixar-se conduzir pelo Senhor

18ª semana do Tempo Comum

sabor_090818Mt 16, 13,23


“Você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja” (Mt 16, 18a)


O Evangelho de hoje nos faz refletir sobre a dimensão da fé.

Pedro, inflamado de amor por Jesus, com firmeza proclama a fé no Filho do Deus Altíssimo, que só o encontro profundo com Ele pode oferecer. Ao mesmo tempo, pensando humanamente, Pedro deixa-se levar por um desejo pessoal, cometendo a “falha” de ir contra os planos do Mestre, mesmo com as melhores intenções. Os desígnios de Deus no seu Cristo, no entanto, são maiores, pois era necessário que o Filho Divino sofresse e fosse crucificado para então nos levar à perfeição, à vida eterna.

Pedro nos ensina que muitas vezes, achando que estamos seguindo os planos de Deus, seguimos nossa própria vontade, afastando-nos de tua proteção, de teu olhar. Afastamo-nos de Deus quando deixamos o nosso próximo abandonado, fugindo do encontro com Cristo, em um egocentrismo que vai contra a proposta do Evangelho. Quantas vezes negamos Cristo no irmão, impedindo-O de entrar em nossa vida?

Jesus indica que a nossa fé deve estar enraizada no Pai e nos convida a sermos dispensadores de seu amor ao mundo. Fazer a vontade de Deus é vivenciá-lo no irmão que sofre, que é desprezado e oprimido, é deixar que nele o Cristo se mostre plenamente, ensinando-nos que a nossa salvação sempre dependerá de como passamos pela vida do outro.

Tenhamos firmeza ao proclamar esse Deus que nos ama e acolhê-lo no próximo, sendo vida àqueles que já não tem vida, sendo dispensadores da misericórdia, que é a chave que Deus nos oferece para abrirmos o Céu ainda aqui na terra!

Paz e todo Bem!

Reflexão feita pelos noviços