Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 05/08/2018

Confiar no Projeto do Reino

18º Domingo do Tempo Comum

sabor_200118Jo 6,24,35


“Não trabalhem pelo alimento que se estraga; trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna. É este alimento que o Filho do Homem dará a vocês” (Jo 6,27).


No Evangelho de hoje, a multidão, quando encontra Jesus, depara-se com sua seguinte frase: “vocês estão me procurando, não porque viram os sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos” (Cf. Jo 6,26).

Essa era a multidão que procurava Jesus somente pela satisfação de seus desejos pessoais. Este tipo de situação não está desligada de nossa realidade atual. Se não cuidarmos, facilmente caímos no sentimentalismo religioso, começamos a “criar imagens” de um Deus que apenas satisfaz nossos desejos particulares, deixando pois, de lado, a confiança e o abandonar-se na Vontade Divina.

Ainda, se não cuidarmos, facilmente tornamos a fazer “comércio com Deus”, ou seja, a buscar a Deus, recorrer a Ele com um ideal de troca; “me dá isso que te dou aquilo”. Isso é uma tentativa de usurpar-se do projeto de Deus, é pura e simplesmente um querer apropriar-se daquilo que é Deus, ou de Deus.

Que a partir de hoje, possamos ser mais confiantes no Projeto de Deus, tendo a consciência de que tudo que acontece em nossas vidas é porque Deus mesmo permitiu, até mesmo a nossa capacidade de escolha. Se pensamos, raciocinamos, respiramos, tudo depende de Deus. Não queira fazer comércio. Ele não precisa do que temos para existir, somos nós quem precisamos d’Ele.

Bom domingo, Paz e Bem!

Reflexão feita pelos noviços.